Big Data Analytics: Para que serve e como implementar
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Big Data Analytics: entenda para que serve e a melhor forma de implementação.

A análise de dados está cada vez mais presente nas empresas e se torna essencial para a equipe de vendas e marketing. Com a análise de dados é possível tomar decisões mais assertivas e montar estratégias eficazes.

 

O que é Data Analytics e Big Data?

Para começar, vamos entender melhor qual a principal diferença entre Data Analytics e Big Data. 

 

Big Data: o que é e qual conhecimento necessário.

Big Data pode ser definido por grande volume de dados gerados em alta velocidade e variedade que precisam de formas inovadoras para processar, organizar e armazenar, a fim de que sejam entendidos e feita uma tomada de decisão e automação do processo.

O papel do analista big data é ter insights que ajudam as organizações a tomar boas decisões para o seu negócio.

No geral, big data é um termo usado para descrever um grande volume de dados, estruturados ou não, que enchem as organizações de dados que não podem ser processados com softwares tradicionais. O processamento de big data se inicia com os dados ainda brutos, que não são agregados ou organizados e que, na maioria das vezes, são impossíveis de armazenar na memória de um único computador.

 

Conhecimento necessário para ser um Analista de Big Data:

  • Habilidades analíticas: a capacidade de obter insights das enormes quantidades de dados que você obterá. Com habilidades analíticas de resolução de problemas, você poderá determinar quais dados são relevantes para solução de um problema.
  • Criatividade: você deve ter a capacidade de criar novos métodos para reunir, interpretar e analisar uma estratégia de dados.
  • Matemática e habilidades estatísticas: tem a capacidade de colaborar estreitamente com executivos para comunicar o que realmente está acontecendo por trás de tantos números e equações, ele irá trazer as informações para uma linguagem mais fácil de se compreender por qualquer leigo.
  • Tecnologia: entender as estatísticas é uma competência crítica para compreender as suposições que essas ferramentas e softwares fazem.
  • Competências empresariais: os profissionais do Big Data devem ter uma compreensão dos objetivos de negócios que estão em vigor, juntamente com os processos subjacentes que impulsionam o crescimento do negócio e seu lucro.

 

Data Analytics: o que é e qual conhecimento necessário

Data Analytics é a área que examina dados brutos com o objetivo de encontrar padrões e achar soluções sobre algum problema por meio de um processo algorítmico ou mecânico.

Um analista de dados trabalha no processo de tirar conclusões baseadas em pesquisas feitas pelos usuários. Ele é usado em várias indústrias para permitir que as organizações tomem melhores decisões e verifiquem teorias ou modelos existentes.

 

Conhecimento necessário para ser um Analista de Dados:

  • Habilidades de programação: conhecer as linguagens de programação R e Python – extremamente importantes para qualquer analista de dados.
  • Habilidades estatísticas e matemática: as estatísticas descritivas e inferenciais e os projetos experimentais são também indispensáveis ​​para os analistas de dados.
  • Aprendizagem de máquinas – Machine Learning.
  • Habilidades com dados: capacidade de mapear dados brutos e convertê-lo em outro formato que permita um consumo mais conveniente dos dados.
  • Habilidades de comunicação e visualização de dados.

 

Como o Data Analytics e o Big Data interferem nas organizações.

Cada um oferece um valor diferenciado para a empresa. Vamos entender melhor como essas tecnologias podem ajudar as organizações:

 

Use seus dados para obter respostas

Este é o principal benefício do Big Data. Ele permite uma visão ampla sobre os principais desafios que a organização enfrenta. Quando se administra um empreendimento e seus processos é comum ter dúvidas quanto ao que o cliente busca em nossos produtos e porque escolher o seu produto ao invés do concorrente. 

Essas perguntas ficam mais fáceis de serem respondidas com a ajuda de dados detalhados originados de diversos lugares que entregarão respostas assertivas.

 

Visualize respostas com Data Analytics

O Big Data sozinho, não é eficiente para entregar as respostas das perguntas anteriores. É com o Data Analytics que se consegue organizar e colocar todos os dados em perspectiva.

O Data Analytics lida com ferramentas de visualização, como dashboards intuitivos com respostas em tempo real. É com a ajuda do Data Analytics que a organização irá conseguir tomar uma decisão embasada.

 

Navegue pela informação com Big Data

Sem o auxílio de Big Data, as empresas podem ter problemas em lidar com tantos dados armazenados. No início, isso é algo imperceptível, mas com o tempo, o controle desses dados se torna algo impossível de se fazer sem Big Data.

O big data não irá só organizar e catalogar informação, como também aumentará a disponibilidade de dados relevantes.

 

Interaja com informações via Analytics

O Data Analytics facilita a obtenção de insights até para o colaborador mais novo e menos informado da sua organização. 

Tanto o Big Data quanto o Data Analytics são essenciais para quem quer se preparar para as mudanças no mercado. É algo que cada vez mais as empresas vão começar a sentir a necessidade de usar.

 

Qual o impacto nos setores financeiro e vendas.

No setor financeiro:

O setor financeiro foi um dos mais beneficiados quando se trata de Big Data Analytics. Isso porque o foco do Big Data Analytics é cruzar montantes de dados de variadas fontes e identificar padrões escondidos, expondo diversas possibilidades de correção das práticas e novos negócios.

Dessa forma, é possível que gestores financeiro entendam as necessidades dos clientes e direcionem a soluções assertivas. 

Em bancos, por exemplo, com o auxílio do Big Data Analytics, é possível identificar contas de alto risco de forma prévia, verificar quais clientes podem ou não ter um cartão de crédito e muito mais.

 

No setor de vendas:

Vamos conferir quais as vantagens de se aplicar Big Data Analytics no setor de venda:

  • Auxílio na tomada de decisão: Esta é a vantagem imediata e o objetivo estratégico principal do big data.
  • Criação de bayers-personas mais próximas da realidade
  • Desenvolvimento do mix de produtos ideal: definir a variedade de ofertas ao mercado, com ajuda das informações do big data, pode ser muito mais fácil
  • Campanhas publicitárias mais eficientes.
  • Precificação certeira: monitorar o andamento de sua vendas em tempo real.
  • Potencialização das vendas cruzadas: uma vantagem tática do uso do big data em vendas, vale citar as vendas cruzadas, ou cross selling, amplamente usadas por equipes de vendas experientes.

 

Modelos de implementação de Big Data Analytics

O Big Data Analytics pode ser implementado em sua empresa de duas formas: interno ou por meio de consultoria. Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada e tome a decisão que irá transformar o seu negócio.

 

Modelo Interno

Custos com equipe

O custo para recrutar e treinar uma equipe é elevado e leva algum tempo, o que acaba se tornando desvantajoso ao considerar os gastos envolvidos na contratação de um funcionário, fazendo com que a consultoria se torne mais vantajosa. 

 

Visão do negócio

Quando se conta com uma equipe interna, há a vantagem de ter conhecimento sobre o próprio negócio. Por outro lado, uma consultoria externa traz uma visão de fora que pode ser interessante e levar a soluções que antes não haviam sido cogitadas.

 

Priorização de projetos

A equipe interna nem sempre consegue priorizar determinados projetos dentre tantas demandas da empresa. A falta de foco e prioridade fazem com que a equipe interna também fique em desvantagem.

 

Consultoria Externa

Experiência

A qualidade técnica e experiência de mercado é a primeira vantagem em se contratar uma equipe de consultoria externa. Ao se contratar uma consultoria sua empresa poderá contar com uma equipe com expertise necessária para trazer as soluções certas para a sua empresa.  

 

Ferramentas

A consultoria dá acesso às melhores plataformas do mercado, assim como know how para identificar o conjunto de ferramentas que melhor se aplica.

 

Serviço customizado

Uma consultoria especializada vai ajudar a determinar quais respostas o Analytics vai conseguir trazer para sua empresa. Além de entregar projetos de acordo com as necessidades da sua área.

 

Sigilo e confidencialidade

Uma consultoria externa com credibilidade no mercado, por contrato, tem obrigação de manter a confidencialidade dos dados. 

 

Integração de dados

Experiência na hora de integrar os dados e garantir a qualidade deles, seja estruturados ou não. Para fazer isso internamente, será necessário treinamento e suporte de outros técnicos.

 

Visão de fora e benchmarking

Essa vantagem é muito importante em projetos conduzidos por uma consultoria de Analytics. Impulsionados pelo benchmarking, esses profissionais podem trazer diversas ideias para a empresa. A experiência e contato constante com essa tecnologia permitem avaliações mais aprofundadas e propiciam soluções mais apropriadas para cada organização.

 

Conte com a consultoria personalizada da BDA Solutions para implementar o Big Data Solutions na sua empresa. Temos uma equipe especializada e com grande expertise nesse campo de atuação.