Descubra como fazer PROVC no Power BI

PROVC

O PROVC é, historicamente, uma das funções mais importantes no uso do Microsoft Excel. Ele permite “chamar” informações complementares, presentes em uma planilha e orientadas em tabela. Se você quiser saber as características de um produto cadastrado, por exemplo, pode apenas preencher seu número de identificação para ter os outros dados.

Ao mesmo tempo, o uso de planilhas tem sido substituído por ferramentas poderosas e integradas. No caso da análise de dados em grande escala, o Power BI, também da Microsoft, destaca-se. A boa notícia é que essa função pode ser executada nesse recurso, o que ajuda a tomada de decisão.

Para não ter dúvidas a respeito do assunto, veja como fazer o PROVC no Power BI e aproveite ao máximo suas informações coletadas!

Garanta os dados adequados para a sua análise

O primeiro passo envolve selecionar quais serão as informações “chamadas” e como relacioná-las corretamente. Um dos benefícios do Power BI é, justamente, poder extrair dados de diversas origens — desde seus sistemas internos e integrados, até a web.

Depois de reconhecer quais são as necessidades de elementos e as suas fontes, importe os dados adequadamente para o programa. Normalmente, isso significa criar duas (ou mais) tabelas, de modo que você possa selecionar quais são as colunas adequadas de exibição.

Crie uma relação adequada entre os dados

É preciso associar as informações desejadas em cada tabela, o que faz com que a “chamada” ocorra corretamente por meio dos comandos. Isso é feito na aba de Relacionamentos, em que você estabelece como são trocadas. Se duas colunas são iguais nas tabelas, por exemplo, esse pode ser o ponto de relacionamento entre elas.

É algo essencial para executar o PROCV, já que é preciso saber qual é a associação entre as informações. Tenha cuidado com a definição, pois ela deve corresponder, de fato, ao que você espera obter.

Modele os dados para fazer o PROCV

Com o relacionamento especificado entre as partes, é o momento de utilizar o grande potencial de conexão de dados. O PROCV, no Power BI, é executado pela função conhecida como RELATED. Ela vai usar o relacionamento criado na etapa anterior para classificar as informações solicitadas e apresentá-las corretamente.

Na relação de interesse, você pode estabelecer quais são os elementos relevantes e criar uma ou mais colunas para os dados desejados. Ao chamar a função específica, os dados serão classificados e dispostos conforme o esperado.

Utilize o recurso lookup

Dependendo do caso, você também pode utilizar o famoso recurso PROCV ou lookup, que está presente no Excel. Na coluna criada para obter as informações, basta adicionar o código LOOKUPVALUE(INTERVALO DESEJADO).

Você só precisa ficar de olho para conferir qual é a relação entre os dados e se o código está correto. Com a utilização adequada das colunas de informações, a que foi adicionada por último mostrará tudo de maneira completa.

O PROCV pode ser feito no Power BI de forma ainda mais fácil que no Excel. Com o uso dessa função tão popular, o aproveitamento e a ligação dos dados permitirá que sua empresa faça análises completas.

Para se convencer de vez sobre essa ferramenta, veja quais são as principais vantagens do Power BI!

Leave a comment

pt_BR
pt_BR
Fale com Nossa Equip
Converse com Nossa Equipe