Descubra 5 benefícios de terceirizar um profissional de TI

Ter uma boa equipe de tecnologia é essencial para que o seu negócio aproveite todas as possibilidades. No entanto, a contratação não é a única alternativa disponível. Também há como recorrer à terceirização de profissional de TI.

Ao fazer essa escolha, pode-se aproveitar diversos benefícios que têm impacto direto no desempenho da empresa. Por isso, é indispensável conhecer melhor a alternativa antes de tomar a decisão.

A seguir, veja quais são as principais vantagens de terceirizar um profissional de TI e entenda como o negócio se beneficia.

1. Os custos são menores do que a contratação de uma equipe interna

Um dos pontos mais vantajosos é que a terceirização é menos burocrática que a contratação do profissional com carteira assinada ou a montagem de uma equipe interna de TI. O processo é menos complexo e, com isso, também custa menos.

Inclusive, é uma forma de reduzir os riscos de sofrer alguma ação trabalhista, que é comum quando ocorrem irregularidades na contratação tradicional. Novamente, é uma maneira de obter uma economia importante, sem abrir mão da qualidade.

2. A contratação de empresa externa oferece um nível maior de flexibilidade

Por padrão, profissionais terceirizados e autônomos não são obrigados a cumprir carga horária fixa. Tudo é previsto em contrato, mas os horários são livres para que não haja caracterização de vínculo trabalhista. No entanto, isso pode ser muito positivo, à medida que garante flexibilidade.

No caso de contratar um profissional de suporte ou implementação, por exemplo, essa versatilidade de horários joga a favor da empresa. Com essa variedade, fica mais fácil atender às demandas específicas do negócio.

3. A terceirização permite encontrar um profissional de TI especializado

A busca por talentos capacitados na área de tecnologia é um dos maiores desafios. A contratação, muitas vezes, é difícil e até inviável. Por outro lado, a terceirização é uma alternativa interessante e com bom potencial.

Não será preciso criar um processo seletivo, analisar currículos ou conferir se o profissional realmente atende aos requisitos. É a empresa contratada que faz tudo isso, então seu negócio tem a chance de contratar o talento terceirizado ideal para cada necessidade.

Isso é especialmente importante do ponto de vista do dinamismo e da capacidade de responder às mudanças do cenário.

4. O time interno, se houver, pode receber um incrível apoio específico

Além disso, um profissional de TI pode ser contratado com foco no curto e no longo prazo, com objetivos específicos. Nesse sentido, o terceirizado terá a principal função de ajudar os profissionais que já estão na empresa. Ele pode oferecer treinamentos, consultorias ou mesmo auxiliar em um momento de alta demanda.

Pense, por exemplo, que o negócio começa a adotar o Power BI, mas os profissionais atuais ainda estão em desenvolvimento na ferramenta, para não desperdiçar oportunidades, vale contratar um especialista terceirizado. Ele ajudará na implementação da solução e poderá auxiliar no treinamento e na adaptação dos profissionais atuais, o que melhora os resultados.

5. Uma contratação por projeto traz a velocidade que o mercado necessita

Uma opção bastante interessante é a contratação de um projeto com escopo definido (objetivo do projeto e prazo de entrega), por exemplo, a implantação do Power BI em uma área financeira. Nesse caso, a empresa terá à disposição, o profissional especializado com experiência em diversos outros casos, além de ter um time da empresa CONTRATADA, no caso a BDA Solutions, e também uma metodologia testada para apoiar no desenvolvimento e implantação.

Esse modelo de contratação pode ser presencial ou remoto. O benefício para a empresa é a garantia de entrega do projeto definido, uma vez que os pagamentos são atrelados às entregas.

 

Contratar um profissional de TI no modelo terceirizado é muito interessante para obter diversas vantagens para o seu negócio. Desse modo, há a chance de consolidar a sua atuação de maneira diferenciada.

Já que estamos falando do uso estratégico de tecnologia, aproveite para aprender mais sobre Data Management.

 

Leave a comment