Case Samsonite -
All for Joomla All for Webmasters

Como a Samsonite conseguiu automatizar a consolidação de dados de todos os seus sistemas

Desde sua fundação, em 1910, a Samsonite tem se destacado como a fabricante mais inovadora no mercado de bagagem no mundo. Alcançando o topo do setor, graças à utilização de materiais revolucionários, se sobressaindo sempre pela leveza e resistência de seus produtos. Além de malas para viagem, dentro do seu portfólio de produtos, a Samsonite conta também com linha executiva, mochilas, linha escolar, bolsas femininas e acessórios para atender a todos os tipos de consumidores.

Presente em mais de 100 países com 4 marcas para o Brasil – AMERICAN TOURISTER, SAMSONITE, TUMI e XTREM. Está no Brasil desde 2012 operando com 4 tipos de canais de vendas – lojas próprias, revendas, vendas empresarias no atacado e E-commerce.

O desafio

Com o aumento de lojas físicas, desenvolvimento de novos canais de vendas – revendas e vendas empresarias, além das vendas via internet, o E-commerce, o volume de dados aumentou significamente, nos últimos anos, dados estes, gerados a partir dos diversos sistemas transacionais (Sistema de Gestão do PDV, ERP Corporativo, ShopperTrak, Portal de Vendas Online, entre outros), para a gestão do Gross Sales (Venda Bruta), Net Sales (Venda Líquida), WholeSales (Venda no Atacado e para Revenda) e o Sistema de Atendimento (SAS).

O processo para a consolidação de todos os dados era feito de forma manual, ou seja, o departamento de TI realizava o download dos arquivos, gravava em diversas planilhas no Excel, e disponibilizava no espaço comum da rede.

A partir daí, os analistas de negócio realizavam o trabalho de limpeza dos dados e aplicação de cálculos frente as métricas e regras de negócio (Macros, Tabelas Dinâmicas etc), e por fim, preparavam uma apresentação corporativa em Power Point para o board da empresa.

Essa atividade levava por volta de 30% do tempo de cada analista todos os dias para um total de 5 profissionais envolvidos em todo o processo.

Case samsonite

A solução

Case de Power BI

Dados meramente ilustratívos

O time de especialistas da BDA Solutions – Big Data & Analytics, utilizou o seu Framework de Projetos de Data Analytics para realizar um assessment com o objetivo de entender o negócio (Regras de Negócio, Métricas e Indicadores-chave de Desempenho – KPIs) e entender os sistemas e as fontes de dados (Sistemas de Gestão de PDV – Linx, ERP Corporativo – Oracle JDE Edwards, ShopperTrak, Banco de Dados Oracle e Planilhas de Excel).

A próxima etapa foi a implantação da plataforma Power BI, onde o time de especialista da BDA Solutions – Big Data & Analytics, iniciou a preparação dos dados que é o ELT (Extract, Load and, Transform) com os recursos do Power Query e Funções DAX para criar os relacionamentos entre tabelas, automatizar e padronizar as cargas, além de transformar os dados das 05 aplicações de negócio – Gross Sales, Net Sales, WholeSales e SAS.

A última etapa foi desenvolver os dashboards no Power BI com a padronização de layout, cores e tipos de gráficos que faziam sentido para a tomada de decisão dos gestores.

E por fim, a publicação dos relatórios no Power BI Service para a comunidade de usuários.

O benefício

Com a solução implementada, a Samsonite, iniciou o seu processo de criação de uma cultura Data Driven na área de Supply Chain, ou seja, passou a tomar decisões baseado em dados consolidados e consistentes de forma rápida.

Segundo o Gerente de TI, Carlos Canuto, a implantação do Power BI representou um aumento de produtividade de mais de 30% para cada profissional de negócio, disponibilizando tempo para a geração de insights, além de permitir a manutenção pelos próprios profissionais de negócio por ser uma ferramenta Self-Service”.

faça uma consultoria para a sua empresa e confira como aplicar o power bi no seu negócio