Aplicações do BI no Agrobusiness: Confira essas 5
All for Joomla All for Webmasters

5 Aplicações do BI no Agrobusiness

O Agrobusiness está em um processo de evolução e produtividade, isso quer dizer que o setor passa a utilizar a tecnologia em todos os campos, incluindo a gestão e, assim, o BI ajuda oferecendo diversos benefícios, garantindo competitividade e ampliando resultados.

As plataformas tecnológicas de inteligência de negócios facilitam o processo de tomada de decisão utilizando metodologias e processos de análise de dados como principal ferramenta estratégica, potencializando a gestão e aumentando o lucro das organizações do Agrobusiness.

É fundamental conhecer as alternativas para explorá-las ao máximo.

 

Conheça as 5 Aplicações do BI no Agrobusiness

Como dito, é fundamental conhecer e explorar as alternativas, por isso, vamos conhecer melhor as 5 principais aplicações do BI no Agrobusiness.

 

1 – Análise de indicadores

É possível identificar, com as ferramentas certas, quais os pontos essenciais do negócio no campo. Há como verificar, inclusive, indicadores comerciais, transformando tudo em conhecimento. 

Um recurso de BI permite a evolução do número de clientes, do lucro, das vendas e até do alcance de metas. O BI também ajuda na identificação de grandes oportunidades associando estratégias à aplicação de um CRM.

Trata-se de um jeito de conhecer e fortalecer o relacionamento com os clientes e gerar novas oportunidades. Desse modo, é possível conquistar resultados diferenciados no mercado.

 

2 – Precisão na aplicação do BI 

Buscando o aumento de produtividade é preciso ter precisão no desenvolvimento da agricultura. Essa proposta inclui a parametrização dos elementos, ajudando a evitar desperdícios e potencializar o desempenho.

Para isso, o BI é essencial, oferecendo diversas informações. Com a ajuda de ferramentas de tecnologia, é possível ter maior entendimento sobre o clima, áreas plantadas, composição do solo e outras. 

Assim, é possível, configurar as ações da melhor maneira, garantindo ótimos impactos nos resultados.

 

3 – Gestão de recursos

Por conta da grande coleta de informações e da sua análise, é possível realizar uma gestão em tempo real. 

Com o BI torna-se mais fácil e simples acompanhar a estocagem de grãos e outros produtos, por exemplo. É possível, também, cruzar as informações com outras fontes de dados, como na agricultura de precisão.

Dessa forma fica mais simples compreender a forma como os recursos têm sido usados e as melhores alternativas. Em grandes propriedades, esse uso gera um controle reforçado de todos os elementos, ajudando a garantir o máximo aproveitamento e diminuir os prejuízos.

 

4 – Unificação da operação

O BI é responsável por auxiliar a consolidação das operações em cenários onde a empresa enfrenta um vasto número de informações de todos os departamentos e unidades. 

Essa consolidação de todos os dados da empresa, permite que os gestores tenham uma visão única da organização, poupando desperdícios financeiros e produtivos, ou seja, gera mais oportunidade de lucro.

 

5 – Incremento de produção

Por conta da alta produtividade, o BI promove redução de custos. Utilizando o BI, o agrobusiness aproveita diversas ferramentas e dispositivos geradores de dados, que podem ser vantagens competitivas seja apontando uma falha de produção ou uma tarefa sobreposta. 

 

Com o BI tudo é mais organizado, ágil e confiável. Com a escolha das soluções certas, é possível aproveitar ótimos resultados e até ampliar a rede de atuação. Conte com a BDA Solutions – Big Data & Analytics para te ajudar, fale com um de nossos especialistas.