Minitab: Conheça o programa e para que serve um software estatístico
All for Joomla All for Webmasters

Conheça o Minitab e para que serve um software estatístico

O Minitab foi desenvolvido nos anos 70 e é considerado um dos primeiros softwares criado para fins estatísticos, ele chegou para revolucionar o mercado e ajudar na tomada de decisões por meio de análises estatísticas. 

Vamos entender mais sobre o Minitab, suas vantagens e os benefícios que trás para a sua empresa?

 

O que é o Minitab?

Usado por empresas em funções específicas voltadas para o gerenciamento, o minitab possui uma interface parecida com uma planilha do excel porém com funções mais complexas.

O minitab é, hoje, o programa mais usado para realizar análises estatísticas dentro de uma empresa. Com ele é possível utilizar ferramentas do nível básico ao avançado, garantindo um ampla interpretação e aplicação.

Empresas que prezam pela melhoria contínua usam o programa, transformando números em representações visuais gráficas, ajudando a realizar análises de forma fácil e planejando ações de melhoria e manutenção do negócio.

Grande parte do sucesso do Minitab se dá por ele ser um programa fácil de aprender e usar, mesmo por aqueles que não têm muita experiência.

 

Software Estatístico: para que serve?

Vamos entender porque usar softwares como o minitab?

Quando temos algum tipo de problema são infinitas as variáveis que interferem neste problema, no processo que ele está inserido e no resultado final, não é mesmo?

Para conseguir relacionar de uma forma eficiente essa quantidade gigante de dados e informações são aplicados estudos estatísticos. Esses estudos têm como finalidade, otimizar o processo de tomada de decisão.

Isso porque, decisões tomadas com suporte científico são mais eficazes que as tomadas com base em achismos, no sentido de obterem melhores resultados, desempenho, qualidade e rentabilidade.

A nossa capacidade intelectual de utilizar esse tipo de recurso estatístico de forma rápida, como ser humano, é muito baixa, por isso foram criados softwares como o minitab que satisfazem essa demanda que chega diariamente.

 

Ferramentas que podem ser usadas no Minitab

São inúmeras as ferramentas que podem ser utilizadas junto ao Minitab para análise de soluções de problemas. Todas são aplicadas com o objetivo de colaborar de uma forma simples e prática para a melhor solução para os mais complexos problemas empresariais.

 

As ferramentas mais usadas junto ao minitab são:

  • Estatística básica: elabora estudos estatísticos descritivos, aplica testes de hipóteses, confere intervalos de confiança e testes de normalidade.
  • Regressão e ANOVA: conheça as relações entre as variáveis de um problema e identifique as principais causas que o afetam.
  • Ferramentas de qualidade: confere a validade de seu sistema de medição com o MSA, define a capacidade de seu processo em atender seus limites de especificação com CEP.
  • Planejamento de experimentos: ajusta e configura às várias possibilidades de operações que seu sistema possui com DOE e determina a forma mais rentável e produtiva de operá-lo.
  • Cartas de controle: controla a estabilidade de seu processo e atua de forma preventiva no combate as suas variações.
  • Confiabilidade e sobrevivência: examina a durabilidade de um novo produto com análise de distribuição e realiza o teste de vida acelerado. E ainda conheça as principais características que resultam nesta projeção.

 

Para conhecer a relação completa de ferramentas que podem ser utilizadas junto ao Minitab, clique aqui.

 

Vantagens e benefícios do Minitab

Desenvolvido para simplificar a tomada de decisões de acordo com análises e estudos estatísticos complexo de forma acessível, ágil e organizada. Esse software é um dos mais populares entre os setores de qualidade e melhoria contínua. 

 

Entre suas principais vantagens, está:

  • Torna o processo de gerenciamento de dados mais simples por meio da funcionalidade Project Manager. Basicamente, ela permite classificar as worksheets em ordem cronológica ou por título.
  • Permite calcular os intervalos de tolerância estatística para informações anômalas através de um conjunto variado de distribuições. Entre eles, o Lognormal, Weibull, exponencial, entre outros.
  • Oferece gráficos visuais a fim de aumentar a concepção de efeitos em experimentos, bem como respostas e fatoriais em geral.
  • Possibilita incluir comandos para aumentar as funcionalidades que já existem dentro do software. Dessa forma, o programa se adapta às necessidades de utilização de cada usuário.
  • Proporciona melhorias nas funcionalidade para Excel e Word através da importação de arquivos em extensões compatíveis. Por exemplo, formatos de tabelas que podem ser facilmente explorados e personalizados.
  • Oportuniza a execução de diversas relações entre variáveis, comparações e até cálculo de previsões para modelos mistos.
  • Propicia incluir um desvio de padrão em um processo específico ao usuário, ou seja, o histórico, baseado em cálculos precisos.

 

O Minitab também têm uma plataforma funcional e dinâmica que apesar de parecer com o Excel possui muitas aplicações a mais que permitem maior aproveitamento dos estudos estatísticos.

 

Quer garantir as melhores tomadas de decisões para a sua empresa com o Minitab? Fale com um de nossos consultores comerciais e aproveite todas as vantagens deste software que já é utilizado pelas maiores empresas do mercado.