O que é Tableau? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber!
All for Joomla All for Webmasters

Tableau: O que você precisa saber?

As empresas estão começando a aumentar o investimento em extração e análise de dados, e a ferramenta que mais tem se diferenciado é o Tableau.

Além de ter uma solução própria de Business Intelligence que potencializa seus resultados, o Tableau também beneficia a área de TI sendo necessária para a aplicação do mesmo.

 

O que é o Tableau?

O Tableau é um software com objetivo de melhorar o fluxo de análise de dados tornando-os mais acessíveis a todos. 

O Tableau é uma plataforma self-service de Business Inteligence que usa uma tecnologia inovadora permitindo que qualquer pessoa consiga simplesmente arrastando e soltando dados com o intuito de analisá-los.

Dessa forma, rapidamente os dados são acessados e visualizados, podendo ser criadas planilhas interativas através de alguns cliques.

O Tableau Software é uma solução simples de usar que aproveita da facilidade visual, não utilizando assistentes e scripts que iriam dificultar o uso da plataforma. Sendo assim, qualquer usuário que esteja acostumado com o Microsoft Excel, por exeplo, consegue usar o Tableau.

 

Quais as suas vantagens?

Fazer a adoção do software Tableau têm diversas vantagens, sendo as mais importantes:

  • Fácil integração: sua implementação é fácil por conta das grandes possibilidades de integração com as informações que já existem. É possível, por exemplo, começar um projeto de BI com Tableau conectando-se a diversas fontes de dados como Cubos, banco de dados relacionais, dados em nuvem e até em arquivos como texto e planilhas. Isso tudo torna a implantação de BI mais rápida e com poucos transtornos para a área de TI, deixando, inclusive, o projeto mais em conta.

 

  • Exibição de dados com foco em resultados: a visualização dos dados, como já dito anteriormente, é direcionada a uma compreensão clara e ágil dos usuários. O Tableau otimiza a ocorrência de insights e a análise das informações para tomadas de decisões estratégicas que são fundamentais para os negócios.

 

  • Mobilidade: a apresentação das informações podem ser feitas desde em desktops tradicionais a dispositivos móveis como smartphones. Inclusive, a experiência em dispositivos móveis é aprimorada por conta do constante desenvolvimento de melhorias nos produtos com foco em UX (experiência do usuário).

 

 

Tableau na prática.

O software Tableau é indicado para empresas focadas na análise de dados, que estão implementando ou começaram a utilizar o BI (business intelligence). No geral, por ser uma plataforma com grande facilidade de uso, não é preciso ser um expert em TI para fazer o manuseio da mesma, sendo assim, desde os gestores a equipe em si pode se aventurar nesta plataforma.

A combinação de foco e ajuda em ver e entender os dados com o tipo de plataforma sólida e escalonável como a Tableau é o que toda organização precisa para operar. A Tableau pode ajudar a sua empresa a transformar os dados em informações que irão gerar ações que geraram lucros para sua empresa.

 

“O Tableau é a plataforma de análise completa mais avançada, segura e flexível para os seus dados.”

 

A sua equipe precisa ter acesso aos dados para elevarem o desempenho de suas tarefas. O Tableau possibilita a implementação de dados na sua organização oferecendo análise avançada e personalizada para atender a diversas necessidades de diferentes pessoas. Sendo assim, as pessoas da sua empresa podem ser divididas em níveis de habilidades e responsabilidades.

  • Creators: desenvolvem o conteúdo analítico, o que pode incluir o design, a limpeza e a seleção de fontes de dados, além de criação de visualizações e painéis.
  • Explorers: podem acessar e analisar os dados publicados por Creators, além de criar e distribuir os próprios painéis (criação de conteúdo governada).
  • Viewers: podem exibir e interagir com visualizações e painéis publicados, além de assinar conteúdos para obter atualizações e alertas.

 

Cultura de Dados e Tableau.

Uma empresa que possui uma cultura de dados é aquela que toma decisões inteligentes baseadas em dados e não no completo ‘achismo’. É preciso acompanhar indicadores para que a empresa tenha uma gestão eficiente, mas somente esse acompanhamento não basta, é preciso coletar dados e verificar relatórios constantemente.

O Tableau ajuda a sua empresa a enraizar essa cultura de dados em sua cultura organizacional. Como o software pode ser utilizado por todos, não importa o nível hierárquico, todos os colaboradores podem usá-lo ajudando na orientação deles.

As empresas que estão investindo em ter uma cultura de dados estão sempre buscando novas formas de coletar, armazenar e analisar os dados e é aqui que o Tableau pode te ajudar. 

 

Caso você tenha se interessado, entre em contato com a equipe de especialistas da BDA, teremos um prazer enorme em lhe atender e tirar todas as suas dúvidas.