Self-service Analytics: a análise de dados nunca foi tão fácil
All for Joomla All for Webmasters

Com o Self-service Analytics a análise de dados nunca foi tão fácil

O alto volume de dados que são disponibilizados aos setores acabam interferindo na agilidade de equipe. A consequência disso acaba sendo uma demora muito grande na entrega das demandas.

Por conta disso, é importante contar com plataformas de Self-service Analytics para ajudar no uso dos dados de forma mais rápida e interativa, maximizando insights e permitindo uma maior autonomia.

 

O que é o Self-service Analytics?

O Self-service Analytics é um meio de análise de autoatendimento para análises de dados. Este modelo de serviço permite a manipulação dos dados com facilidade, em busca de insights de novos negócios.

Além disso, sendo muito visual, não é necessário que o profissional tenha conhecimentos muito avançado em estatística e tecnologia.

Para muitos analistas, preparar, mesclar e analisar dados é um processo lento e difícil, por isso, empoderar profissionais a realizar suas próprias consultas e, assim, gerar relatórios por conta própria é uma solução inteligente que deixará seu negócio mais ágil e competitivo.

O Self-service Analytics é uma ótima opção para que todos possam entender e tratar problemas específicos focando em análises mais avançadas, como a análise preditiva, por exemplo.

Muitas vezes, esse modelo de self-service analytics é caracterizado por ferramentas de BI com recursos básicos e modelos de dados simplificados ou reduzidos para gerar facilidade de compreensão e acesso direto aos dados.

 

Importância do Self-service Analytics.

Os meios tradicionais demandam muito tempo da equipe executiva e de TI, por isso, a análise de dados de autoatendimento começou a tomar força nas empresas e organizações.

As plataformas passaram a se tornar cada vez mais interativas, e hoje, é muito simples usá-las, não necessitando de um profissional com expertise em TI para tal.

O Self-service Analytics têm um grande papel nas organizações, já que eles desatolaram a equipe de TI, e fizeram o processo ser mais simples e usável.

 

Vantagens do Self-service Analytics

  • Permite que os usuários criem e editem seus próprios relatórios, painéis e outras visualizações para uso em fluxos de trabalho diários, descoberta de dados e tomada de decisões
  • Torna o processo de desenvolvimento mais rápido e fácil para os usuários, uma vez que não necessitam do suporte de TI.
  • Abrange uma ampla variedade de conjunto de recursos interativos que tornam a descoberta de dados mais rápida e fácil
  • Distribui as informações de maneira simples
  • Análises disponíveis a qualquer momento – perto de tempo real

 

Otimize seu tempo com o Alteryx

O Self-service Analytics não tem a única função de gerar informações de modo rápido e interativo, essa solução pode ser adotada por diversos tipos e tamanhos de negócio, desde as pequenas empresas as grandes indústrias que já fazem uso de dados porém necessitam de uma ajuda para melhorar a distribuição das informações.

É importante que a empresa possua escalabilidade de seus sistemas com governança de dados eficiente, para que assim, ao implementar o self-service analytics ele possa gerar real independência para todos os setores. Permitindo um acompanhamento no dia a dia da empresa que irá servir para futuras análises.

 

A BDA Solutions pode te ajudar a deixar suas análises de dados descomplicadas e com fácil acesso a todos, fale conosco!