Área de TI: o que esperar desse mercado esse ano
All for Joomla All for Webmasters

O que esperar da área de TI para 2020?

Como era de esperar, a área de TI é uma das que mais vêm se desenvolvendo. À medida que a transformação digital prossegue em seu curso, novos aprimoramentos e desafios vão surgindo.

A Gartner fez algumas previsões sobre o mercado de TI para 2020. A famosa empresa de consultoria sugeriu que até 2023 a quantidade de pessoas com algum tipo de deficiência que trabalham vai triplicar por causa da IA (Inteligência Artificial) e de outras tecnologias que estão emergindo.

Juntamente com o Machine Learning, a IA será decisiva no setor de marketing e cerca de 87% das empresas já estão procurando algum tipo de personalização em relação às novas ferramentas digitais que se impõem na atualidade e definirão os rumos de nossa sociedade, especialmente no campo econômico.

A área de TI se mostra bastante promissora

Para os profissionais de TI, o mercado está muito aquecido. De modo particular, o destaque vai para aqueles que estão ligados ao campo da Inteligência Artificial. A Gartner acredita que, aproximadamente, 2,3 milhões de empregos surgirão para os profissionais que atuam em carreiras ligadas à IA.

Conforme o Guia Salarial Robert Half 2020, muitos trabalhadores que atuam com metodologia ágil e procura conhecimentos por si mesmos serão os mais procurados para exercer cargos de BI (Business Intelligence), de desenvolvedores,  de gerentes de TI, de cientistas de dados, de engenheiros de dados, de CTOs (Chief Technology Office), de segurança da informação.

A IA vai estar ainda mais presente no mundo dos negócios

A IA tem um relevante destaque na área de TI. Muitas empresas vão adotar a IA até o final de 2020. Os projetos envolvendo a Inteligência Artificial estão ocupando um espaço cada vez maior nos negócios, nos modelos usados por diferentes organizações em todo o mundo.

Vale lembrar que a IA vai se transformar em parte da interface do usuário. Estima-se que mais de 50% dos toques serão ampliados por visão computacional, linguagem natural e fala. A IA, portanto, vai adquirir cada vez mais características humanas. Trata-se de uma tecnologia que será disseminada por toda parte, incorporando-se inclusive em muitos projetos de aplicativos e softwares.

A tecnologia de 5ª geração e a Internet das Coisas (IoT) ganharão espaço

O 5G vai mudar os paradigmas de conectividade, dando passagem para um futuro de conexões em larga escala, o que impulsiona a IoT.

A tecnologia diferencia três tipos de interações: as pessoas com as pessoas; as pessoas com as máquinas; as máquinas com as máquinas. Dessa forma, ela disponibiliza alta velocidade na conectividade pessoas, de objetos e de outros elementos em ambientes domésticos, industriais, urbanos, educacionais e assim por diante. Claro que essa conectividade vai impulsionar o mercado, o mundo dos negócios.

O blockchain vai muito além das criptomoedas

Apesar de muito associado à criptomoeda, o blockchain é muito mais que um regulador no mercado das criptomoedas. Ele permite armazenar de forma digital registros de transações comerciais em redes sem centralização.

Muitas empresas usarão esse sistema para o rastreamento e a confirmação da autenticidade do conteúdo que publicam, destinado a leitores em geral e a clientes em particular.

Enfim, é inegável que, para 2020 e os anos subsequentes, a área de TI passará por transformações radicais que, na verdade, constituem o curso natural de sua evolução.  Ela vai impactar de forma ainda mais contundente sobre a sociedade, a economia, os negócios.

Achou este post esclarecedor? Sentiu-se motivado com o que a área de TI reserva para 2020 e o futuro? Certamente, outros profissionais da área também se sentirão satisfeitos em conhecer melhor essas estimativas. Compartilhe seu conhecimento com eles. Compartilhe este post nas redes sociais!