Microsoft Azure: entenda tudo sobre o software e seu uso
All for Joomla All for Webmasters

Software: saiba tudo sobre o Microsoft Azure

O Microsoft Azure é um dos principais lançamentos da Microsoft dos últimos anos e vem ajudando a moldar a forma como os negócios utilizam a tecnologia. Trata-se de um serviço na nuvem que, também, funciona como um “hub” ou uma hospedagem de outros serviços. Ao total, há centenas de soluções, aplicações e funcionalidades.

Ao contrário do que pode parecer, inclusive, não é uma alternativa limitada a grandes corporações. As pequenas e médias empresas podem aproveitar os resultados obtidos com o uso estratégico dessa ferramenta.

Pensando nisso, descubra tudo o oque é necessário saber sobre o Microsoft Azure e entenda o que o destaca!

A ideia de infraestrutura como serviço (IaaS) é o ponto-chave

O principal ponto de funcionamento sobre esse recurso é a proposta de substituir a infraestrutura tradicional de TI por uma alternativa móvel. Isso somente é possível graças ao uso da computação na nuvem, que permite que os dados fiquem disponíveis em qualquer dispositivo. Graças à sincronização, portanto, há como acessar e trabalhar as informações de forma completa.

A ideia do Microsoft Azure é, justamente, utilizar essa estrutura para transformar a maneira como as empresas definem o setor de TI. Diante do conceito de Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (IaaS), é possível substituir elementos de hardware e software por essa solução.

O desenvolvimento é favorecido no Microsoft Azure

Outro ponto interessante é que essa solução permite que negócios e desenvolvedores criem soluções customizadas, de acordo com cada necessidade. A ideia é fazer com que cada usuário possa usar o ambiente para elaborar os próprios recursos, capazes de solucionar problemas.

Isso é possível porque o espaço é pensado para garantir a compatibilidade com todas as linguagens de programação. Desse modo, é viável escolher o que faz sentido para a sua arquitetura, o que favorece a resolução de problemas.

Os serviços já disponíveis atendem a várias necessidades

Além disso, há como recorrer às soluções que já estão prontas para o uso no Microsoft Azure. A ferramenta é uma das mais completas do mercado e, por isso, permite integrações variadas. Também abre espaço para a utilização de vários elementos, o que leva a um desempenho otimizado.

É o caso de acessar sua base de dados da Oracle ou de desenvolver recursos com base na Inteligência Artificial. Outras alternativas de aplicativos e abordagens incluem:

Com isso, é possível escolher o que faz sentido para a estratégia e para as necessidades em determinado momento da empresa.

Os recursos podem ser aplicados em diversas etapas de TI

Do ponto de vista do setor de tecnologia, o uso dessa solução da Microsoft pode ser aplicada em diversos casos, com funções diferentes. As máquinas virtuais, por exemplo, são alternativas interessantes para a computação.

Também é possível desenvolver redes, armazenar informações com segurança, criar apps para a web e para o mobile ou criar contêineres de informações. Há, ainda, bases e análises de dados, adoção de machine learning e ferramentas de gerenciamento.

O Microsoft Azure é uma solução completa, diferenciada e baseada na nuvem para negócios de vários tamanhos e setores. Com o uso estratégico da ferramenta e de seus recursos, podem-se potencializar os resultados.

Como essa alternativa ajuda a transformar a maneira de usar os elementos online, aproveite para conferir as perspectivas para o mercado de tecnologia.

Leave a comment