Aprenda como usar o BI para tomadas de decisões -
All for Joomla All for Webmasters

Aprenda como usar o BI para tomadas de decisões

Gerenciar qualquer setor ou assumir a liderança de um projeto é uma tarefa que, invariavelmente, envolve a tomada de decisões. Na verdade, decidir torna-se parte da rotina de trabalho. Mas as decisões precisam ser tomadas de forma rápida e, ao mesmo tempo, devem ser eficientes.

Esse cenário implica que o gestor deve saber tomar decisões rápidas, sem comprometer os resultados. As consequências de uma decisão errada podem ser altamente prejudiciais.

Para auxiliar o gestor, existem ferramentas digitais que podem ajudar a não errar em horas críticas, ou seja, o processo de tomada de decisões se torna menos complexo e a pressão sobre o líder suaviza. Veja como usar o BI nesse importante processo!

Implemente o BI contando com a participação de todos

Para funcionar, é fundamental que todos os envolvidos (stakeholders) se mobilizem, pois não existem soluções mágicas. Por melhor que seja a ferramenta, sozinha, sem o engajamento dos líderes, parceiros, colaboradores, ela não serve de muita coisa.

É preciso que os interessados atuem integrados entre si e, principalmente, a equipe de gestão controle o processo para que Business Intelligence funcione.

Levante as demandas e as fontes de dados

Outra ação a tomar é o levantamento das demandas existentes por informações e compreender quais são os dados que os gestores precisam.

Depois, promova o mapeamento adequado das fontes de dados, ou seja, estruture de onde as informações serão coletadas após o levantamento das demandas de informação.

Defina as ferramentas que serão usadas

Para definir quais as ferramentas que serão aplicadas, é preciso analisar quais são as soluções disponibilizadas no mercado. Claro que também é possível desenvolver uma ferramenta mais específica para o negócio, ajustada às suas necessidades.

Seja uma solução do mercado, seja uma solução desenvolvida especificamente para a empresa, certamente serão dispendidos tempo para implementar a solução. isso significa que o BI é uma ferramenta dinâmica, versátil. Na verdade, é um conjunto de ferramentas que visam tornar mais fácil a gestão corporativa ou setorizada e tomar decisões fundamentadas em dados e não apenas na intuição do gestor, no que ele acha ou pensa.

Conheça algumas aplicações do BI (Business Intelligence)

Vale a pena conhecer as diferentes aplicações do BI para ter uma noção de como ele pode ajudar na tomada de decisões:

  • Oferece uma visão sistêmica dos rumos da organização;
  • Transforma as tendências em dados, ou seja, em elementos mensuráveis;
  • Compara os indicadores de desempenho com as metas propostas pela empresa;
  • Permite detectar erros nos processos;
  • Oferece maior agilidade na tomada de decisões;
  • Permite que quaisquer informações originadas dos sistemas de BI sejam acessadas de qualquer dispositivo móvel.

Veja como o BI pode ajudar na tomada decisão

O Business Intelligence tem a capacidade de coletar dados relacionados ao ciclo de produção, métodos de trabalho, indicativos associados ao planejamento estratégico, análise das perdas, gastos marginais no desenvolvimento produtivo e assim por diante.

O sistema opera com as variáveis externas, considerando critérios macroeconômicos, o nível de competitividade, as expectativas do púbico consumidor e outras coisas. Nesse detalhado trabalho é que compreendemos o quanto é importante contar com um sistema de BI para ajudar na tomada de decisões.

O Business Intelligence transforma um volume alto de dados brutos em informações valiosas. A análise de todos esses dados, que antes eram realizadas pelos gestores das organizações, pode ser efetivada atualmente com mais confiabilidade e agilidade por ferramentas digitais de TI.

O BI certamente é um excelente aliado para tomar decisões em tempo hábil sem correr o risco de se precipitar e propor soluções falhas ou incompletas. A precisão dos relatórios do sistema de Business Intelligence oferece uma visão clara e bem compreensível do que está acontecendo e do que deve ser feito.

Com a ajuda do Business Intelligence, você pode realmente fazer muitas coisas. Veja, por exemplo, como transformar a análise de dados em ideias criativas!

Leave a comment