Aprenda como usar o Microsoft SSIS -
All for Joomla All for Webmasters

Aprenda como usar o Microsoft SSIS

Microsoft SSIS

Tão importante quanto gerar e gerenciar uma grande quantidade de dados é conseguir integrar todas essas informações. Nesse sentido, o Microsoft Integration Service atua para garantir o relacionamento entre diversos bancos de dados. Entre os vários recursos, há o SQL Server Integration Services — conhecido como Microsoft SSIS.

Saber usá-lo é essencial para fazer com que os servidores se conectem corretamente. Na prática, é algo que acelera a análise de dados e até favorece a tomada de decisão, com o uso dos dados adequados.

A seguir, veja como utilizar o Microsoft SSIS e aproveite o melhor que seus recursos podem oferecer.

Crie e configure um projeto com a ferramenta

O primeiro passo consiste em criar um projeto nessa ferramenta. Basta ir ao Visual Studio e selecionar a criação de um projeto. Você poderá adicionar o nome que desejar e, logo em seguida, definir qual será o destino de gravação do arquivo.

Depois, é preciso realizar as configurações iniciais do Microsoft SSIS. Você deverá adicionar e estabelecer as características do gerenciador de conexões de arquivos, que permitem dar o primeiro passo na integração de elementos. Essa etapa é essencial para determinar quais são as colunas importantes e como utilizar as informações relevantes.

Adicione o fluxo de dados e configure a fonte de arquivo

Em seguida, inclua um fluxo de dados. Ele serve para direcionar qual é o “caminho” a ser percorrido pela informação entre os pontos. Principalmente, ele é crucial para o processo de extração, transformação e carregamento (ETL). Afinal, é possível “limpar” algumas informações, conforme acontece a movimentação.

Para usar o recurso, também é preciso configurar qual será a fonte de arquivo — que é simples, no caso dos iniciantes. Esse é o local de onde os dados serão extraídos e, posteriormente, tratados e carregados. Com isso, é necessário escolher corretamente o ponto de origem.

Adicione as transformações de pesquisa ao Microsoft SSIS

Após saber de onde as informações devem ser retiradas, pense em como têm que acontecer as transformações. Esse é um processo que envolve as análises e a troca de dados, o que gera uma saída de informação na coluna especificada. Essa decisão, portanto, tem tudo a ver com o uso da ferramenta dentro das expectativas.

É preciso selecionar opções referentes ao uso de cache cheio, bem como sobre a conexão e a pesquisa de chave em cada coluna. Isso serve para definir as “regras” de todo o processo, o que aumenta a segurança.

Cuide da etapa de finalização do projeto

Para finalizar o projeto no Microsoft SSIS, ainda é preciso realizar algumas etapas de configuração. Você deve estabelecer qual é o destino de saída da função, de modo que o fluxo de dados aconteça da melhor maneira.

Também é essencial anotar, formatar e testar o pacote dos dados. Desse jeito, é possível determinar todos os aspectos necessários para que as informações sigam pelo caminho esperado. A partir de um projeto básico, há como desenvolver muitos outros conhecimentos e usos, de modo a aproveitar ao máximo os elementos.

O Microsoft SSIS é um recurso eficiente e prático, principalmente em termos de ETL. Com o uso adequado de suas ferramentas, é possível alcançar os melhores resultados.

Para expandir esse conhecimento, compartilhe o post nas suas redes sociais e converse sobre a solução com seus contatos.

Leave a comment