4 dicas de como compartilhar relatório de dados
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um dos maiores benefícios da era digital é a chance de obter colaboração entre os profissionais. Ao enviar as informações adequadas para o time, todos podem se envolver com a tomada de decisão, por exemplo. Para tanto, é essencial saber como compartilhar relatório de dados.

Esse elemento pode ser obtido a partir de softwares e recursos de Business Intelligence, Big Data e tantas outras ferramentas. Após ter a análise em mãos, compartilhá-las garante novos insights e maior engajamento.

Para saber como fazer, veja algumas dicas para compartilhar relatório de dados!

Utilize a ferramenta adequada para a tarefa

Na maioria das vezes, as informações obtidas são sigilosas — ou, no mínimo, estratégicas para a empresa. Se caírem em mãos erradas, podem comprometer a atuação e até a permanência do negócio.

Além disso, certos meios de divulgação mais atrapalham que ajudam. Por isso, é essencial contar com a ferramenta correta. O ideal é que o software utilizado já conte com essa função. Desse jeito, todos os dados podem ser analisados no próprio sistema, sem maiores dificuldades.

Dê preferência aos gráficos e informações visuais

Ao compartilhar relatório de dados, é preciso entender que nem todas as pessoas têm o mesmo nível de conhecimento e especialização. Ainda mais ao divulgar entre várias áreas de negócio que tem a necessidade de tomar decisões rápidas. Por isso, as informações devem ser fáceis de acessar e compreender.

Em vez de texto corrido e termos técnicos, adote gráficos, diagramas e outras representações do tipo. A visualização de dados, desse modo, é favorecida; e as conclusões são obtidas com maior facilidade.

Concentre-se nas informações mais importantes

Além disso, é fundamental não sobrecarregar os profissionais com descobertas ou reconhecimentos. Por isso, o ideal é compartilhar relatório de dados apenas com o que é relevante.

Um relatório com menos páginas pode ser mais efetivo para a inteligência coletiva do que aquele com dezenas ou centenas delas. Privilegie o que realmente é interessante para o time e o que pode agregar valor à discussão. É um modo de trazer dinamismo e imprimir um ritmo melhor ao contato.

Além disso, permite evitar ruídos de comunicação e desvios sobre o tema de maior relevância. Como consequência, o engajamento gera frutos reais e positivos quanto ao cotidiano do negócio.

Altere as configurações de acesso ao compartilhar relatório de dados

No Power BI, por exemplo, é fácil enviar os relatórios para outros usuários. Mas ao usar esse recurso — nessa e em outras ferramentas —, é preciso ter cuidado com a hierarquia de acesso. Para manter a disponibilidade de informações, o ideal é alterar as configurações de uso.

Defina, por exemplo, quem apenas pode ler e quem pode modificar certos aspectos. Confira, ainda, se será permitido que os usuários selecionados compartilhem com outros dentro do sistema. Em muitos casos, a preocupação com a privacidade faz toda a diferença.

Para compartilhar relatório de dados, é essencial ter planejamento e usar os recursos certos. Desse modo, os profissionais necessários terão acesso às informações e poderão, então, exercer maior nível de engajamento.

Se quiser tornar tudo ainda melhor, veja 4 dicas para elaborar um dashboard eficiente!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *