Como melhorar a gestão de dados da sua empresa?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As empresas modernas enfrentam um sério problema no que diz respeito ao monitoramento de seus dados. Isso acontece porque, na era digital, o volume de dados é muito alto, o que dificulta seu controle e sua organização. Há dados originados de diferentes fontes, inclusive de redes sociais, que podem ser coletados para otimizar o gerenciamento, o relacionamento com o cliente.

Os dados podem ser fundamentais para a obtenção de informações valiosas que podem melhorar os negócios, associadas ao mercado, aos concorrentes, ao público consumidor, aos fornecedores, as possíveis parcerias e assim por diante. Neste artigo, vamos mostrar como melhorar a gestão de dados da sua empresa!

Utilize documentação digital

Uma boa forma de melhorar a gestão de dados é substituindo os papéis por arquivos digitais. Em vez de realizar a assinatura manual dos documentos e do reconhecimento da firma nos cartórios, é possível fazer uso da assinatura digital e da assinatura eletrônica. Esses processos têm a validade e a segurança jurídicas necessárias para garantir um bom negócio. Essas ferramentas também permitem que os contratos possam ser assinados online, ou seja, as transações podem ser efetivadas pela internet, dispensando a presença física dos envolvidos.

Para a assinatura digital, é preciso dispor de um Certificado Digital ICP-Brasil para ter validade nos documentos digitais. É como se fosse a assinatura do próprio punho, com reconhecimento em cartório. A assinatura eletrônica, por outro lado, não conta com certificado digital, mas também tem validade jurídica em documentos menos complexos.

Além disso, a documentação digital é mais fácil de ser armazenada, pois pode ser guardada em discos rígidos do próprio PC ou notebook, além de poderem ser armazenadas na nuvem, com maior segurança. Exigindo menos espaço (não há necessidade de mais, nem de muitos arquivos físicos), há uma maior segurança, representada por backups automáticos e criptografia.

O armazenamento na nuvem tem sido a melhor solução para diferentes empresas, de qualquer porte, no que se refere à organização de seus documentos e dos dados em geral. Não há necessidade de instalar nenhum programa, já que todos os recursos são oferecidos pelo fornecedor dos serviços, que dispõe de infraestrutura própria para garantir eficiência e segurança.

Automatize os processos

A tecnologia sempre ajuda a melhorar os processos, contribuindo para melhorar a lucratividade. Não há desperdício de tempo e de talento dos profissionais que precisam ficar mergulhados em questões burocráticas e muitos papéis.

Encontre ferramentas que possam otimizar a gestão dos dados empresariais, envolvendo praticamente todos os processos: capacitação dos funcionários, controle de entrada e saída de documentos/contratos digitais, dos estoques, da emissão/recebimento de notas fiscais e outras coisas.

Conte com uma ferramenta específica para melhorar a gestão de dados

Nesse caso, estamos recomendando o uso de um software de gestão que ajude a organizar a totalidade dos dados disponíveis de forma automática, evitando ao máximo a realização da coleta e controle manuais.

Um bom sistema de gestão é valioso para os gestores e para todos os funcionários, otimizando o trabalho. Ele ajuda a organizar as informações, toda a documentação digital, a emitir relatórios que uma análise apurada dos dados e outras vantagens.

Melhorar a gestão de dados da empresa promove o crescimento do negócio, sem que ocorram erros no processo e nem aumento nos gastos das operações. A produtividade dos funcionários também é beneficiada, pois eles não perdem muito tempo com processos burocráticos, podendo atuar de maneira mais estratégica na empresa.

Achou interessante o conteúdo do post? Se a resposta for afirmativa, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outros leitores tenham acesso e possam se beneficiar com suas informações.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *