Confira as perspectivas futuras para o mercado de tecnologia
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As últimas décadas foram marcadas por avanços na tecnologia. As descobertas, aliadas aos desenvolvimentos de diferentes soluções, deram origem a novidades extraordinárias. Porém, o caminho é longo e tudo indica que ainda há muito mais para explorar. Então, nada melhor que conhecer as tendências para o mercado de tecnologia.

Elas são baseadas em movimentos atuais e de investimento das indústrias. Ao mesmo tempo, há fatores impossíveis de controlar, o que significa que é válido entender que as previsões podem se transformar com o tempo.

Para ter uma ideia do que esperar do mercado de tecnologia, veja o que poderá se consolidar nos próximos anos nesse segmento!

A Internet das Coisas promete se tornar uma realidade consolidada

A proposta da Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) envolve aparelhos e equipamentos diversos conectados à internet e à nuvem. Para o futuro, a tendência é que isso ganhe força e passe a ser a realidade de casas e empreendimentos.

Segundo a Gartner, a IoT já estará incorporada a 95% do desenvolvimento de novos produtos até 2020. Nos próximos anos, portanto, dá para esperar ainda mais relevância dessa questão.

Isso significa que o mercado de tecnologia terá um número crescente de aparelhos, softwares e informações, o que garante possibilidades inéditas.

A automação e o uso de dados serão cada vez mais intensos

Outra proposta que ganha força no futuro da tecnologia envolve a automação por meio de vários recursos. Os equipamentos conectados, por exemplo, permitem criar linhas completamente integradas e que respondem a conceitos diversos de automação industrial.

Além disso, negócios de todos os tamanhos poderão usar cada vez mais informações e dados. Se o número de aparelhos integrados cresce, também aumenta a capacidade de analisar as informações.

É por isso que processos como Big Data e Business Intelligence prometem se tornar especialmente presentes na realidade dos negócios.

O uso de Inteligência Artificial poderá atingir novos níveis

A Inteligência Artificial (IA) já oferece resultados promissores, atualmente. É possível explorar recursos, softwares e equipamentos do mercado de tecnologia que envolvem conceitos, como o machine learning ou data mining. Com mais desenvolvimento e novas soluções, a ideia é tornar a Inteligência Artificial progressivamente poderosa.

A princípio, o tema gera controvérsia pelo receio de criar algo mais inteligente que o cérebro humano. Por outro lado, entretanto, essa ainda parece ser uma possibilidade distante. Ao longo do caminho, será possível utilizar máquinas autônomas, algoritmos robustos e, quem sabe, até robôs variados.

A atuação sustentável do mercado de tecnologia trará novas soluções

Com o crescimento populacional e o esgotamento de recursos do planeta, a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior. A busca por saídas sustentáveis poderá alcançar o mercado tecnológico, que passará a trazer soluções para o segmento.

Já é possível ver a impressão 3D como uma solucionadora de problemas em várias áreas e de forma econômica e responsável. Também há a expectativa de obter eco eficiência em diversos equipamentos e, até mesmo, de produzir carne em laboratório. Há muitas alternativas para garantir que a tecnologia ajude o planeta a se desenvolver de maneira saudável.

O mercado de tecnologia já mudou bastante e vai se transformar ainda mais nos próximos anos. Ao ficar de olho nas tendências e nas modificações, é possível se manter relevante e aproveitar as novidades.

Para acompanhar todas as atualizações sobre o segmento, curta a nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *