Conheça mais sobre People Analytics
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As empresas buscam se inovar, investindo em novas técnicas, novas propostas, novas tecnologias. Essa transformação movimenta toda a sociedade, alcançando todos os segmentos. O setor de TI torna-se um departamento-chave na pesquisa e oferta de ferramentas novas que podem contribuir para o crescimento corporativo.

Atualmente, os funcionários estão ganhando cada vez mais realce dentro do quadro empresarial. Os gestores valorizam mais seus profissionais na tentativa de fidelizar os talentos e conseguir gerar mais produtividade para o negócio.

Na verdade, contrariamente à ideia clássica de capitalismo, os gestores modernos estão buscando uma gestão mais humanizada. Nesse artigo, mostraremos uma ferramenta que pode otimizar a gestão de pessoal. Saiba mais sobre o People Analytics!

O que é, afinal, o People Analytics?

O termo significa, em português, “Análise de Pessoas” ou “Análise de Pessoal”. Quando a empresa considera seus funcionários como bens valiosos, a ferramenta é útil.

Usando as palavras de um especialista, Ben Waber, podemos dizer que “quando usamos dados para entender os comportamentos dentro do ambiente de trabalho que tornam as pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes, seguidores, enfim, estamos usando People Analytics”.

O conceito apareceu em 1990, mas somente no ano 2000, o Google contribuiu para disseminá-lo, usando-o internamente. A empresa assim agiu com a finalidade de encontrar funcionários alinhados aos seus objetivos.

Para aplicar os princípios do People Analytics, é importante contar com softwares que permitam coletar dados de diferentes fontes e processá-los para que seja possível receber insights que contribuirão para que os funcionários fiquem mais satisfeitos com o trabalho e produzam mais na medida do bem-estar que sentem.

Qual a importância do People Analytics?

Se comparado à gestão convencional, o People Analytics contribui para que a organização consiga aumentar seus lucros. Com a devida avaliação dos dados, fica mais fácil direcionar os colaboradores para as atividades que efetivamente oferecerão bons resultados.

A partir da análise dos dados, o gestor também consegue programar treinamentos mais eficientes, destinados a atender às reais necessidades do grupo. O gestor identifica gargalos e falhas em geral e tem condições de preencher corretamente as lacunas encontradas, além de fazer o alinhamento das competências de acordo com as exigências do mercado.

Dessa maneira, fica mais fácil a retenção de talentos, já que seu potencial é aproveitado no local correto. O setor, bem como toda a empresa, poderá fazer processos seletivos mais bem estruturados, evitando contratar profissionais que não sejam compatíveis com o perfil da organização.

Isso ajuda bastante a diminuir gastos futuros com treinamentos desnecessários, abstenções, demissões e outras ações.

Como implementar o People Analytics?

Como já é sabido, convém ter o suporte de softwares avançados que permitam a coleta e a organização dos dados. A definição de indicadores e métricas permitirá contextualizar os dados e ajudará a que a equipe responsável pela análise tenha base para suas comparações.

É relevante que os indicadores meçam a eficácia em relação aos processos produtivos. Essa melhoria é obtida quando se detectam os erros e se identificam os aspectos que podem ser aprimorados em algum setor e em toda a empresa.

Após coletar dados e definir métricas e indicadores, os dados devem ser correlacionados, é preciso entender como eles se associam entre si, identificando causas e efeitos. Trabalhando corretamente com o People Analytics, podem ser feitas previsões para o futuro — canalizando esforços para os pontos promissores, em que as perspectivas são melhores.

Acredite: o People Analytics é uma ferramenta importante para toda organização que valoriza seus colaboradores e para os gestores que sabem que sua equipe é essencial para o sucesso do empreendimento.

Gostou do texto? Continue lendo os artigos de nosso blog! Aproveite e descubra como melhorar a produtividade de seus colaboradores.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *