Para que serve a Data Visualization?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Data Visualization ou visualização de dados é uma técnica que compreende a apresentação das informações de maneira visual. Por meio de gráficos, dashboards e outros elementos, os dados são mostrados de modo mais simples.

Em um cenário em que Big Data e Business Intelligence ganham força, esse é um recurso praticamente indispensável. Ao mesmo tempo, é essencial entender suas funções para reconhecer sua relevância.

Pensando nisso, veja para que serve a Data Visualization e compreenda quais aspectos merecem sua atenção!

A identificação de tendências é um dos principais usos

Quando muitos dados são apresentados de uma só vez, é normal que o cérebro não consiga processá-los logo de cara. Uma planilha com várias linhas e colunas, por exemplo, torna mais difícil encontrar uma tendência de crescimento ou queda. Já com a visualização, é diferente.

A representação gráfica atrai a atenção e favorece a interpretação. É simples ver se um ponto no gráfico é mais alto ou mais baixo que o outro ou como é certa distribuição numa versão de setores. Portanto, essa técnica serve, primeiramente, para otimizar a leitura dos dados e a identificação de tendências e movimentos.

A democratização do acesso à informação é outro resultado

A Data Visualization também cumpre um papel crucial: o de democratizar o acesso à informação para que ela rompa a “bolha técnica”. Pense, por exemplo, na apresentação para os diretores do negócio. Por mais que eles sejam especialistas em suas áreas, podem não ter amplo conhecimento em estatística ou Business Intelligence.

Com os gráficos, porém, conseguem notar tendências de comportamento do público e de resultados de cada setor. Com isso, não precisam ser técnicos no tema para que analisem o cenário.

Isso se estende a qualquer situação e mesmo pessoas completamente leigas são capazes de interpretar os elementos visuais. Então, a comunicação é fortalecida.

A tomada de decisão é favorecida pela Data Visualization

Além de tudo, a visualização serve para orientar os gestores e tomadores de decisão sobre qual caminho seguir. Basicamente, a função é apresentar quais são as possibilidades de cada cenário a ser escolhido. Com os dados, o processo se torna embasado em elementos concretos.

O fato de facilitar a interpretação faz com que essa técnica favoreça o encontro do caminho adequado. Desse modo, as chances de erros diminuem e a atuação do empreendimento se torna muito mais eficiente.

A Data Visualization simplifica a comunicação e leva ao uso estratégico das informações. Com o uso das ferramentas corretas, é possível aumentar o desempenho e tomar as melhores decisões!

Se quiser ficar por dentro das tendências de tecnologia, curta nossa página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *