Inteligência analítica: saiba como desenvolver a sua
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Com a inteligência analítica, tornou-se mais fácil tomar boas decisões. Além do conhecido BI, há muitos softwares (como performance management e data analytics) que permitem, quando usados em conjunto, a tomada de decisões estratégicas baseadas na interpretação de dados que são coletados e estudados até se transformarem em conhecimento.

Uma grande vantagem da análise de dados inteligente é a possibilidade de investir mais e mais em soluções preditivas. É importante que a empresa olhe, não somente o passado, mas avalie o futuro e realize propostas fundamentadas para o que está por vir.

Veja como é possível desenvolver a inteligência analítica!

Realize a prestação de contas

É importante atribuir responsabilidades e estimular que todos tenham consciência da importância do papel que desempenham na empresa.

O compartilhamento das informações por meio de tecnologia permite avaliar o que cada setor está oferecendo de retorno, as responsabilidades individuais, o cumprimento ou não das métricas.

Dessa maneira, os colaboradores ficam sabendo como aprimorar seu desempenho e o de toda a empresa com o uso de ferramentas que analisam dados de forma inteligente.

Seja transparente para ter inteligência analítica

É importante levar a inteligência analítica a todos os pontos, além das camadas gerenciais. Isso também é transparência. Significa que não se deve fornecer informação somente para quem tem relação direta com determinado dado. Pior ainda é guardar a informação somente para si.

É certo que nem toda informação deve ser acessada por todos. Mas é preciso usar critérios e controles de acesso que protejam dados e métricas sensíveis e configurem formas dinâmicas que distribuam às pessoas corretas aquilo que é do seu interesse.

O gestor deve considerar que o não compartilhamento com segurança pode determinar o fim da existência da empresa em um futuro próximo. Se não chegar a tanto, talvez seja preciso mudar completamente a estrutura do negócio.

Invista na agilidade e na escalabilidade

É fundamental criar uma estrutura ágil para que as informações sejam devidamente consumidas. O usuário precisa de capacidade para a criação e a alteração dos seus próprios relatórios sem a necessidade de envolver a TI mas também sem gerar o comprometimento dos dados.

As ferramentas que permitem o compartilhamento em tempo real de tudo que está relacionado ao negócio ajudam na procura por melhores resultados porque abre espaço para que outros colaboradores deem sua contribuição.

É importante focar na velocidade da implantação, pôr em prática os primeiros passos e melhorar a adesão dos colaboradores. Isso é mais prático e eficaz que prorrogar e esperar que haja uma execução perfeita.

Também é importante delegar obrigações associadas a lucros e perdas, o que melhora a qualidade e a precisão dos dados da empresa, promovendo um desenvolvimento mais efetivo.

Dê mais autonomia

Convém ser transparente e conferir autonomia para que os líderes e os colaboradores tomem decisões sobre seu setor.

A democratização dos dados e a incorporação da inteligência analítica permitem que todos se sintam parte ativa do negócio e passem a agir de forma mais rápida, não deixando tarefas para depois.

Não se trata apenas de melhorar a eficiência operacional, mas de gerar modificações significativas na empresa.

O compartilhamento das informações não está relacionado à perda de poder, como muitos pensam. O desenvolvimento da inteligência analítica, quando usada por todos na empresa, otimiza a rentabilidade e permite mexer na folha financeira positivamente, o que contribui para atingir resultados e conquistar os objetivos sem a necessidade de esforços fora do normal. O monopólio de dados perdeu o sentido em uma época em que o imediatismo e a transparência são fundamentais.

Aproveite para saber mais sobre inteligência no mundo dos negócios, entendendo como aplicar o BI na sua empresa!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *