3 aplicações do BI no Agribusiness
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Tradicionalmente, o campo sempre envolveu atividades manuais e baseadas no conhecimento empírico. Com a expansão da necessidade de um bom desempenho, o agronegócio começou a absorver a tecnologia. Hoje, já é possível encontrar aplicações do BI no Agribusiness.

Com as ferramentas corretas, a abordagem de Business Intelligence favorece o gerenciamento, garante competitividade e amplia os resultados. Então, é fundamental conhecer as alternativas para explorá-las ao máximo.

Na sequência, veja quais são 3 aplicações do BI no Agribusiness e entenda quais são seus impactos.

1. A análise de indicadores comerciais permite encontrar oportunidades e ameaças no campo

Com as ferramentas corretas, é possível identificar quais são os pontos essenciais do negócio no campo. Especialmente do ponto de vista comercial, há como verificar indicadores, reconhecer os mais importantes e transformar tudo em conhecimento consolidado.

Um recurso de BI permite, por exemplo, ver a evolução do número de clientes, o lucro, as vendas e o alcance de metas. A partir disso, é viável entender quais safras têm melhor desempenho, onde estão os melhores compradores e assim por diante.

A aquisição da Monsanto pela Bayer é um exemplo de como o BI pode aprimorar processos, auxiliando a identificar grandes oportunidades. Além disso, há como associar a estratégia à aplicação de um CRM. Trata-se de um jeito de conhecer e fortalecer o relacionamento com os clientes e gerar novas oportunidades. Desse modo, é possível conquistar resultados diferenciados no mercado.

2. A agricultura de precisão está entre as aplicações do BI no agronegócio

Em busca do aumento de produtividade, há o desenvolvimento da agricultura de precisão. Essa é uma proposta que inclui a parametrização dos elementos de forma robusta, o que ajuda a evitar desperdícios e potencializar o desempenho.

Nesse sentido, o BI é essencial, porque oferece as informações necessárias para a atividade. Com o auxílio das ferramentas de tecnologia, é possível ter maior entendimento sobre o clima, as áreas plantadas, a composição do solo e assim por diante. Desse modo, dá para configurar as ações da melhor maneira, o que garante ótimos impactos nos resultados.

3. A gestão de recursos do Agribusiness é outra favorecida pela tecnologia

Outra entre as aplicações do BI tem a ver com o gerenciamento do campo e seus insumos, de forma ampla. Por meio da grande coleta de informações e sua análise, dá para fazer uma gestão em tempo real de tudo.

É um ótimo jeito de acompanhar a estocagem de grãos e outros produtos, bem como de fertilizantes, maquinário e outros elementos. Também é possível cruzar as informações com outras fontes de dados, como no caso da agricultura de precisão. Assim, fica simples compreender como os recursos têm sido usados e quais são as melhores alternativas.

Em grandes propriedades, esse uso é ainda mais importante. Ele gera um controle reforçado de todos os elementos, o que ajuda a garantir máximo aproveitamento e a diminuir os prejuízos.

Como vimos, as aplicações do BI no Agribusiness demonstram que a tecnologia pode ser crucial para o desempenho no campo. Com a escolha das soluções adequadas, é possível aproveitar ótimos resultados e expandir a atuação com muita qualidade.

Para não perder nenhuma novidade sobre a tecnologia, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *