Saiba como usar o BI para tomada de decisões
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é uma solução tecnológica que auxilia o gestor no planejamento de estratégias e na tomada de decisões. O nome traduzido significa Inteligência de Negócios e é efetivamente um sistema cuja proposta é contribuir para a administração inteligente dos negócios.

Em uma empresa, a tomada de decisões corresponde ao processo definitivo e determinante que norteará as próximas ações. Assim, tomar decisões erradas ou equivocadas somente geram transtornos e nunca surtem os efeitos desejados.

Neste artigo, você verá como usar o BI para tomada de decisões!

Conheça as ferramentas de BI

Ainda que nos refiramos ao Business Intelligence como uma única ferramenta, ele consiste em várias ferramentas unificadas que possibilitam que o gestor avalie dados com rapidez e precisão. Muitos não sabem, mas o ERP, o CRM, o Data Warehouse, alguns recursos de Web Analytics e Mineração de Dados também integram o sistema de BI.

Essas ferramentas recolhem, guardam, processam e analisam dados valiosos para o negócio, relacionados ao mercado, aos fornecedores, à concorrência, aos clientes e outras coisas.

Ao usar o BI para tomada de decisões, é importante confrontar os dados coletados e o sistema faz esse processo automaticamente, encontrando respostas que não seriam notadas sem a atuação do Business Intelligence. As informações fornecidas pelo BI ajudam a aprimorar as estratégias, ajudando a vencer os concorrentes, conquistando resultados mais efetivos.

Tenha mais conhecimento sobre o próprio negócio

O Business Intelligence contribui para a tomada de decisões porque permite ao gestor conhecer melhor o próprio negócio.

Detalhes que não são percebidos facilmente sem o sistema, tornam-se claros para o gestor. É o caso das razões que estimulam um cliente a permanecer fiel à empresa. Dessa forma, o gestor poderá ir direto aos seus objetivos, sem necessitar de muitos rodeios. Ou seja, é possível tomar decisões com mais agilidade e confiabilidade.

Aproveite a previsibilidade

Fica mais fácil tomar decisões quando conseguimos fazer previsões mais assertivas. O BI permite a identificação de comportamentos e padrões ajudando a identificar quais são as tendências do mercado.

Isso dá um respaldo seguro que permite à empresa ficar um passo adiante nas decisões. Compreendendo os rumos que a economia está tomando, a forma como os hábitos dos consumidores está mudando, o momento em que o preço dos fornecedores aumenta, o gestor pode se antecipar com decisões que aproveitam as melhores oportunidades.

Receba os dados contextualizados

Dados fora de contexto prejudicam a tomada de decisões. As planilhas eletrônicas, por exemplo, disponibilizam os números, mas não as informações que os motivaram.

O Business Intelligence, por outro lado, efetua uma leitura completa dos eventos, mostrando as causas e os efeitos relacionados às informações de modo que o gestor visualiza um cenário mais concreto e realista para embasar suas decisões.

Adquira a redução dos riscos

Ao usar o BI para tomada de decisões, o gestor previne-se contra riscos que podem ter sido mal identificados ou mal mensurados. Para exemplificar, considere que você conseguiu aumento nas vendas, mas também nas despesas. Esse fato não é favorável aos lucros da empresa.

Uma pequena margem de prejuízo pode ser tão ínfima que não é notada no dia a dia. Com o sistema de BI, você terá condições de identificar essa irregularidade e retificá-la antes que se torne um problema grave, ou seja, evitando que o negócio se veja comprometido financeiramente em um futuro breve.

Mostramos muitas formas de como usar o BI para tomada de decisões. Ficou claro ainda que o Business Intelligence é um conjunto de recursos e não uma simples ferramenta.

Se você gostou dessa abordagem sobre o BI, pode aproveitar para aumentar seus conhecimentos sobre ele. Veja 5 cursos de Business Intelligence que te deixarão um expert no assunto!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *