7 vantagens de trabalhar com Data Analytics
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Data Analytics, ou simplesmente DA, tornou-se uma ferramenta muito usada na gestão empresarial, pois promove uma análise de dados mais precisa e segura. Ele pode ser utilizado em conjunto com outras soluções, como o Big Data.

Os sistemas de análise de dados costumam trazer ótimo custo-benefício. Eles oferecem informações de qualidade, que tornam a administração da empresa mais eficiente e estratégica. Dessa forma, é possível tomar decisões muito mais acertadas e potencializar a competitividade corporativa.

Você já conhece essa tecnologia? Quer saber mais a respeito? Veja 7 vantagens de trabalhar com Data Analytics!

1. Os insights esclarecedores a respeito dos clientes

Como os clientes estão mais exigentes e com menos paciência, quando o gestor compreende melhor o que eles desejam, fica mais fácil atender suas expectativas, reduzir erros e favorecer a tomada de decisões.

O sistema de Data Analytics (DA) facilita a identificação dos padrões de comportamento, as expectativas e as características de cada categoria de clientes.

Esse conhecimento mais profundo sobre o consumidor ajuda a otimizar as ações de marketing e de comunicação, tornando-as mais eficientes.

2. A forte redução de custos

Diminuir custos continua sendo um dos grandes alvos em muitas empresas. Principalmente em épocas de retenção econômica, quando é fundamental o planejamento dos preços finais de serviços e produtos.

O Data Analytics permite visualizar falhas, gargalos e pontos deficientes que geram gastos desnecessários e diminuem o nível de produtividade. Somente desse modo é possível aprimorar a eficiência operacional.

3. A inteligência em tempo real

Um dos melhores benefícios da utilização de um sistema de DA é que ele possibilita analisar a organização em tempo real, fazendo o monitoramento constante de alguns elementos principais, o que gera uma imagem mais clara e realista para definir o êxito de sua empresa.

Bastante utilizado no comércio eletrônico, o Data Analytics (DA) possibilita ao gestor atualizar o portfólio de produtos em tempo real. Como exemplo, podemos citar atualização de acordo com a demanda de determinada mercadoria ou com a performance das vendas no Ponto de Vendas (PDV) ou distribuição.

4. O monitoramento do mercado

O Data Analytics (DA) permite também que a empresa consiga antecipar-se às ações concorrentes e fazer projeções mais precisas sobre os resultados. Assegurando desse modo vantagem competitiva e um melhor posicionamento de mercado.

5. A compreensão da jornada de compra

O Data Analytics permite que a organização realize um acompanhamento detalhado do trajeto que leva o consumidor até o produto/serviço ofertado pela empresa. Monitorando todos os canais, é mais simples a compreensão da interatividade do público com a marca. O gestor conhece quais os canais que ele trilhou desde o começo até a concretização da compra.

6. A interpretação dos dados complexos

Em cenários mais complexos, em que se requer o cruzamento de dados diversos para uma visão mais completa de tudo, o Data Analytics (DA) é a melhor solução. O cruzamento de dados favorece, por exemplo, a avaliação do nível de recepção de um determinado produto em um local específico.

Viabiliza estimar se determinada mercadoria é mais comprada por homens ou mulheres, por crianças ou adultos, por pessoas da classe social A, B ou C e assim por diante, utilizando de técnicas de análise preditiva.

7. O Data Analytics garante aumento do ROI

Uma das maiores preocupações dos gestores é em relação ao retorno sobre o investimento, ou ROI. Eles desejam que todo investimento ofereça retornos lucrativos, mas isso nem sempre acontece. No caso de um sistema de Data Analytics (DA), o retorno é quase sempre garantido.

As estratégias de marketing digital fundamentadas em Data Analytics costumam aumentar o ROI em até 25%, considerando que a mensuração dos algoritmos fornece relatórios sobre as funções de cada canal que a empresa usa.

Os relatórios são analisados pelo gestor e ajudam na coleta de insights que causem mais interesse no público consumidor, consolidem a interação da marca com o público e tornem a tomada de decisões mais fácil.

O Data Analytics é uma ferramenta que promove diferentes benefícios à empresa e facilita a administração geral. É um investimento que realmente vale a pena.

Se você gostou do texto e quer ficar por dentro de outras leituras interessantes, curta a página da BDA Solutions no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *