Big Data e Business Intelligence estão mudando os negócios?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A revolução digital vem impactando em todos os setores da sociedade. Isso é inegável. Ainda que muitos gestores não percebam, eles também estão adotando soluções digitais em médio ou em longo prazo. Pouco a pouco, muitas operações e processos estão sendo efetuados de forma automatizada, aproveitando os recursos da tecnologia digital.

Dois nomes que valem ser lembrados é Big Data e Business Intelligence. Ambos estão operando mudanças radicais na gestão corporativa. Essas transformações criam oportunidades para os gestores expandirem seus projetos e alcançarem maiores lucros e reconhecimento no mercado.

Veja como a dupla Big Data e Business Intelligence está mudando os negócios para melhor!

As principais características do Big Data

Big Data significa “Grandes Dados”, o que já explica muita coisa: ele coleta um volume considerável de dados. As suas principais características começam todas com V:

  • velocidade na coleta de dados;
  • variedade na natureza e origem dos dados (textos, vídeos, áudios, reviews, blogs, compartilhamentos, comportamento durante a jornada do produto, links patrocinados e muitos outros);
  • veracidade (dados coletados por meio da relação humana, como interação nas mídias digitais e rastros de navegação, pois representam interações efetivas);
  • valor (é preciso definir a capacidade de entendimento dos dados e seu aproveitamento produtivo);
  • volume (muitos dados são coletados pelo Big Data).

A importância do Big Data e Business Intelligence juntos

Sempre é possível melhorar as operações e os processos, fazendo uso dos dados. Mas visualizar os dados e interpretá-los corretamente nem sempre é uma tarefa simples, mesmo para o gestor mais experiente.

Uma solução que pode tornar essa interpretação mais fácil é o Business Intelligence. De forma simples, pode-se definir o BI como uma ferramenta que permite ao gestor acessar com rapidez e continuidade aos dados da empresa. Dessa forma, é possível realizar uma análise mais acertada dos eventos, bem como obter um entendimento mais exato dos negócios — tudo isso facilita a tomada de decisões.

Por esse motivo, convém aplicar o BI com o Big Data, pois enquanto o Big Data (BD) coleta uma quantidade volumosa de dados, o BI tem potencial para organizar e analisar esses dados, transformando-os em informações valiosas para a empresa.

O Business Intelligence é quem deixará os dados mais acessíveis a equipe, pois faz o cruzamento deles, emite relatórios e gráficos e fornece insights para os analistas.

O gestor conta com um material de confiança para fazer sua avaliação e correções necessárias, além de poder implementar inovações e decidir pelo que for mais viável conforme a realidade do momento.

As vantagens para sua empresa

Confira como a integração entre Big Data e Business Intelligence oferece vantagens para a empresa. Pela análise cuidadosa dos dados, podem-se desenvolver melhorias para o negócio e até conquistar um público diferente. Há várias possibilidades e tudo pode ser otimizado por meio dos dados.

As estratégias Omnichannel dependem muito do Big Data, pois você poderá aplicar táticas semelhantes às que estão sendo empregadas pelo Spotify e pela Netflix (empresas que vêm tendo enorme sucesso, graças, em grande parte, à utilização adequada das potencialidades do Big Data).

Essas estratégias envolvem:

  • a determinação mais precisa das preferências dos clientes;
  • a descoberta das expectativas dos clientes;
  • a melhor compreensão das tendências;
  • o conhecimento e a quantificação das opiniões.

Big Data e Business Intelligence são duas ferramentas poderosas que, quando sabiamente empregadas, oferecem resultados maravilhosos a qualquer tipo de negócio.

Você já utiliza essas soluções digitais? Gostaria de receber mais conteúdo com assuntos semelhantes? Assine nossa newsletter e receba dicas e notícias diretamente em seu e-mail.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *