Como a mineração de dados facilita as análises?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Com um volume cada vez maior de dados disponíveis, é quase impossível analisar todos pelo método tradicional. Então, novas ferramentas e técnicas são desenvolvidas para auxiliar o processo. Nesse contexto, a mineração de dados é uma alternativa a ser explorada.

Progressivamente utilizada por empreendimentos de diversas áreas, ela garante resultados diferentes nas análises. Então, desde que seja usada corretamente, favorece a conquista de uma performance melhor.

Mas, afinal, como isso acontece? A seguir, entenda o impacto da mineração de dados nas análises empresariais.

O que é Data Mining?

O termo em inglês refere-se à mineração de dados. O processo recebe esse nome porque envolve uma busca por elementos valiosos, como conhecimento e reconhecimento de padrões.

Para que isso seja viável, é necessário utilizar vários recursos digitais. Os dados são estudados em velocidades muito elevadas e até por técnicas complexas. Com isso, é possível encontrar correlações que, de outro modo, nunca seriam descobertas.

Data Mining ou Mineração de Dados compreende o processo de analisar grandes quantidades de dados para revelar padrões ocultos, correlações e gerar insights valiosos para o negócio.

Como acontece a mineração de dados?

O processo de mineração de dados, muitas vezes, passa por várias etapas. Vamos pensar na obtenção de minério de ferro, que fica na terra em diversas partes. O produto não é obtido diretamente, então é comum usar peneiras de tamanhos distintos para chegar às menores partículas, que são as de interesse. Com os dados digitais, é a mesma coisa.

São determinadas várias etapas com interação entre elas. Tudo começa com a definição de um objetivo, como o entendimento sobre certo padrão de consumo.

Então, há a extração e a integração de informações obtidas em fontes diversas. Na sequência, acontece uma limpeza, para excluir aquilo que não tem valor para o objetivo.

Com o uso de técnicas, como algoritmos, softwares especiais e inteligência artificial, é possível recorrer aos elementos desejados.

Como essa etapa facilita as análises?

Para que o processo de tomada de decisão organizacional seja adequado, é essencial que ele seja baseado em dados confiáveis. No entanto, como dito, a grande quantidade de dados torna cada vez mais difícil encontrar manualmente o que é esperado.

Para lidar com esses obstáculos, o melhor é recorrer à mineração de dados. Por meio dessa etapa, são avaliadas as correlações específicas e que, de fato, interessam para cada objetivo. Assim, é possível ter uma visão clara do que é necessário e de como proceder em cada situação.

Mesmo que o recurso não seja totalmente à prova de erros, é um meio para aumentar a confiabilidade e garantir uma performance melhor. Para o negócio, é a chance de obter diferenciação e máximo aproveitamento de oportunidades.

A mineração de dados é uma etapa que torna as análises empresariais mais simples e muito efetivas. Com isso, dá para consolidar um desempenho diferenciado ao atuar no mercado.

Se quiser facilitar a verificação de forma intensa, veja quais ferramentas usar para a visualização de dados.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *