Redução de custos: saiba como o BI pode ajudar sua empresa
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

É fato que a tecnologia ajuda na redução de custos dentro da empresa. Esse fato não é bem compreendido porque, em alguns casos, o investimento inicial é elevado, o que gera dúvidas em alguns gestores.

Mesmo grandes empresas ainda se sentem inseguras na hora de adotar certas soluções, julgando que podem ser um mau investimento e, ao invés de gerar lucros, causarem prejuízos.

Diminuir gastos é fundamental para qualquer organização. Se ela não controla devidamente suas finanças, o resultado será um desequilíbrio negativo entre a receita e as despesas.

Fazer uso de ferramentas como Business Intelligence (Inteligência de Negócios) contribui para a economia corporativa em médio e longo prazo. Veja como o BI pode ajudar na redução de custos!

O controle de estoque evita o capital parado

O Business Intelligence favorece a eficiente gestão do estoque, respeitando os parâmetros que definem a oferta e a procura.

Essa lei antiga e clássica do comércio, quando bem estudada, evita que o estoque fique superlotado de mercadorias sem necessidade. Quando esse fato acontece, os prejuízos são quase inevitáveis, seja por perda de validade dos itens estocados, seja por danos causados a eles, seja por furtos (é mais fácil furtar quando o armazém está repleto de mercadorias).

Além disso, estoques muito lotados tornam o inventário mais difícil e representam capital de giro imobilizado, ou seja, o gestor deixa de empregar esse dinheiro em investimentos que poderiam efetivamente ajudar na expansão do negócio.

As operações de compra são mais confiáveis

O BI também ajuda na redução de custos otimizando as operações de compra. O gestor deseja contratar os serviços de fornecedores que ofereçam o custo-benefício mais vantajoso.

Como o BI aplica vários indicadores para avaliar os fornecedores, torna-se mais prático escolher os melhores e, assim, efetivar compras seguras e econômicas. Entre os indicadores que o BI utiliza, podemos citar: tempo de entrega, preço, eficiência, qualidade do produto e outros.

As campanhas bem direcionadas de marketing ajudam na redução de custos

O Business Intelligence também averígua o desempenho das campanhas publicitárias e de captação de clientes, avaliando os principais indicadores que estão associados aos melhores resultados: geração de leads, conversão de leads, fidelização de clientes, comprometimento dos consumidores e outros.

A partir dessa análise, as campanhas de marketing tornam-se mais viáveis, ou seja, são efetivados investimentos que priorizam os elementos mais vantajosos para o negócio.

Desse modo, as ações ganham em qualidade e os gastos no setor diminuem de forma significativa.

A melhoria das rotinas internas

O gestor, quando usa o BI, passa a ocupar uma posição mais estratégica. Com o sistema, ele está em melhores condições de analisar o desempenho de todos os setores da corporação, identificando gargalos em diferentes áreas, inclusive nas operações logísticas. Esse conhecimento lhe permite proceder a correções e a medidas que procurem melhorar o trabalho diário.

As atividades otimizadas ajudam a diminuir o tempo gasto para sua execução, dando vida a um conjunto de processos mais eficazes e mais produtivos.

Quando o tempo é melhor aproveitado, isso gera economia para a empresa. Uma melhor produtividade também minimiza custos, já que existe um maior controle sobre a produção, evitando desperdícios, e as vendas são mais frequentes.

Um número maior de vendas não significa, necessariamente, que os custos diminuíram, mas podem representar um aumento na margem de lucro. Do ponto de vista financeiro e contábil, a receita supera as despesas. Quando as vendas aumentam sem que os custos cresçam junto, está acontecendo um controle eficaz sobre os gastos (contenção ou redução de gastos).

O BI é um importante aliado tecnológico para a redução de custos empresariais, pois otimiza processos e operações em praticamente todos os setores.

Agora que você confirmou a importância do BI para gerar economia, veja 5 dicas para iniciar um projeto de Business Intelligence!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *