4 desafios ao implantar BI na sua empresa
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Business Intelligence é uma das ferramentas mais procuradas pelos gestores que desejam impulsionar seu negócio recorrendo à estratégia da análise de dados. Os dados brutos são coletados e selecionados, transformados em informações valiosas que são usadas pelos gestores na tentativa de compreender melhor alguns aspectos da empresa e otimizá-los. Por isso é importante saber implantar BI na sua empresa.

O segredo está sempre na informação. Uma informação confiável pode indicar rumos. Uma informação enganosa pode gerar graves prejuízos.

Confira 4 desafios ao implantar BI na sua empresa!

1. A base primária das informações é precária

O BI trabalha com dados e informações, sendo fundamental que a plataforma que as contém esteja apta para migrar para o novo sistema. Se isso não acontecer, o sistema de BI jamais oferecerá os resultados mais esperados.

Quando a base de informações existente é precária, inapta para a transição ou com conteúdo pouco confiável, é preciso realizar uma nova coleta de dados ou lapidar os já existentes.

Caso o problema seja técnico, é preciso dar alguns passos atrás para que a implantação seja bem sucedida, realizando a transição da forma correta. Afinal, toda mudança exige um tempo certo.

2. A análise de investimentos e a terceirização da infraestrutura

Considerando a complexidade dos sistemas, ao implantar BI na sua empresa, o gestor corre o risco de se atrapalhar em relação aos gastos necessários ao projeto e à execução.

Ele poderá incorrer em gastos desnecessários ou deixar passar boas oportunidades de economia. A qualidade na execução talvez não seja a esperada, o que compromete as metas da empresa.

É possível terceirizar algum setor mais ligado ao BI, como o de TI. Mas nem sempre essa pode ser a melhor opção: é preciso analisar critérios como tamanho da empresa e do projeto, necessidade de mão de obra e as possibilidades de perdas (ou não) na velocidade com que a estratégia será desenvolvida.

Para não errar nesses aspectos, eles precisam ser discutidos entre líderes e colaboradores engajados no projeto.

3. A experiência do usuário

O sistema de Business Intelligence, que envolve dashboards, gráficos e relatórios, costumam ser disponibilizados para funcionários que não atuam no setor de TI. Assim, existe o desafio ao implantar BI na sua empresa de manter a ferramenta ágil e funcional, em trabalho constate. Somente assim, será possível entregar bons resultados de visualização, entendimento e avaliação.

Em relação ao retorno sobre o investimento (ROI), os gestores devem compreender da melhor forma possível o que o sistema oferece e qual rentabilidade média ajuda a gerar.

4. Administrar o volume de dados

As ferramentas de BI recebem dados de qualquer fonte de dados e os converte diretamente em relatórios. Caso a empresa também trabalhe com Big Data, o volume de dados tende a ser ainda maior.

Porém, nem todos conseguem tirar conclusões que podem ser acionadas a partir do painel de controle. Não são todos os gestores que conseguem ter insights em meio à elevada quantidade de dados disponibilizada. Apenas após sua estruturação e modelação, os responsáveis conseguirão tirar conclusões assertivas.

O que ocorre é que, na verdade, existem múltiplas fontes e formatos, distintos entre si. Eles precisam de modelagem e formatação prévias. De forma mais detalhada, é necessário aplicar o método ETL, ou seja, extração, transformação e carregamento de dados.

Não há nenhuma solução mágica e a empresa precisa ajustar-se ao modelo do sistema para usufruir o máximo de suas potencialidades. Ter uma tecnologia avançada e não saber usar é como comprar um caro e não saber dirigir, nem ter quem dirija para você.

Existem sistemas de Business Intelligence que já vêm com funcionalidades integradas de ETL. Mas, ainda nesses casos, é importante apresentar algum conhecimento sobre configurações.

Os desafios existem em todas as áreas de nossa vida. O grande mérito está em saber lidar com eles e superá-los.

Agora que você já sabe como encarar alguns desafios para implantar BI na sua empresa, continue estudando o assunto e leia como aplicar o BI na sua empresa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *