Saiba como criar infográficos eficientes
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os infográficos são recursos que permitem explicar certos assuntos de forma mais clara e acessível, mesmo para quem não é especialista nos temas abordados. Eles se destacam pelo uso de imagens, de dados numéricos e de textos explicativos que deixam a leitura mais rápida, fluida e agradável para o leitor. Você sabe como criar infográficos eficientes?

Os infográficos são usados por muitas empresas para despertar o interesse dos consumidores em algum produto, serviço ou marca. São usados também no processo de gestão para análise de desempenho, de vendas, de nível de produtividade e assim por diante.

Saiba como criar infográficos eficientes!

Desenvolva um bom design

Uma das principais características é a atratividade. O visual do infográfico precisa ser atrativo. Isso chama a atenção da maioria das pessoas, despertando o desejo de ler, de saber em detalhes o que ele diz.

Existem aplicativos, softwares e plataformas que são de grande ajuda para o desenvolvimento do design. Você tanto pode usar um template já pronto como criar o seu próprio, definindo cores, fontes, fundos e outros elementos personalizados.

Faça com que os números ganhem vida

Geralmente, se associa os números a elementos “sem graça”, desprovidos de beleza, relacionados a cálculos e coisas cansativas. Mas se eles forem bem organizados no infográfico, aproveitando o visual escolhido, podem chamar até mais atenção que o texto.

O uso de números coloridos, por exemplo, pode conferir um toque especial ao material. Aplicar percentuais comparativos também é eficiente, sendo uma forma fácil de entender o que está acontecendo. É o caso de registrar, por exemplo, a quantidade de vendas de determinados produtos (A, B e C) em um determinado mês:

  • produto A correspondeu a 35% das vendas;
  • produto B correspondeu a 30% das vendas;
  • produto C correspondeu a 35% das vendas.

Aplique gráficos no infográfico

Para criar infográficos eficientes, convém usar gráficos esclarecedores. Eles também facilitam a interpretação de dados quando bem construídos. Fazendo uso de modelos preexistentes, é possível estabelecer comparações entre duas variáveis (ou mais). Mas também é possível criar modelos próprios, personalizados, combinando ícones, imagens e ilustrações diversas

Dinamize seus modelos

Os infográficos podem ser usados em relatórios de gestão, para executivos com um maior conhecimento. Nesse caso, podem ser mais bem elaborados, providos de elementos mais complexos. Mas se forem simples, também não há perda de qualidade (pelo contrário, facilitam o processo de análise e a tomada de decisões, evitando que se perca muito tempo no estudo do material).

Os modelos vão depender da finalidade. Eles podem funcionar como ferramentas de marketing e divulgação de produtos/serviços, como material educativo para os funcionários ou consumidores e assim por diante.

O uso de bullets points costuma funcionar em qualquer modelo, pois resume em tópicos e permite a fácil visualização dos pontos principais de um determinado assunto.

Apele para as ferramentas digitais ao criar infográficos eficientes

Para não dispender muito tempo na confecção dos infográficos, você pode usar sistemas automatizados específicos. O BI e o Big Data são ferramentas que trabalham com muitos dados e ajudam na geração de informações precisas. Estatísticas e estimativas podem servir de suporte para criar infográficos eficientes.

Alguns softwares podem oferecer a opção da geração automática de infográficos conforme as necessidades e os objetivos da empresa. A automação não dispensa a configuração ideal, que o próprio gestor deve definir.

Vale lembrar que quando se trabalha com sistemas integrados, é possível coletar informações de fontes diversas para a construção de um infográfico com dados bastante realistas.

Não é difícil criar infográficos eficientes. O importante é ser criativo e coletar dados a partir de fontes confiáveis, sempre contando com a ajuda da tecnologia para melhorar o resultado final.

Gosta de usar infográficos? Acredita que eles ajudam a esclarecer temas diferentes e aproximar a empresa do cliente? Como está seu networking? Amplie seus contatos nas redes sociais: visite e curta a página da BDA Solutions no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *