Qual a importância do BI na tomada de decisão?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A tomada de decisão é um processo que faz parte de qualquer negócio, independentemente do setor ou do tamanho. Como é crucial e tem potencial para afetar os resultados futuros, é algo que deve ser feito da melhor maneira. Então, há um interesse cada vez maior em obter recursos que favoreçam essa abordagem. Você sabe qual o papel do BI na tomada de decisão?

A aplicação de Business Intelligence é um bom exemplo de como a inteligência de dados e de negócios, proprociona diversas vantagens na hora de definir qual caminho o empreendimento deve que seguir. Para entender de modo amplo, veja qual é a importância do BI na tomada de decisão e descubra quais aspectos são influenciados.

Os dados ajudam a sustentar a escolha

Em um cenário altamente imprevisível, o feeling empresarial já não é suficiente para selecionar corretamente. Inclusive, ele não é o caminho ideal para quem deseja uma atuação profissional e capacitada nesse sentido.

Já com o uso de dados e análises de negócios, tudo muda. A partir da aplicação de BI na tomada de decisão, é possível ter uma visão concreta do cenário atual e de quais são as melhores alternativas. Com isso, o processo acontece de maneira totalmente informada, o que aumenta a sustentação.

A análise de cenários é outro benefício do BI

Outro aspecto essencial tem a ver com a visualização a respeito do futuro. Dá para entender quais são as alternativas e até os desdobramentos de uma determinada escolha.

Considere os modelos estatísticos que utilizam a extrapolação das informações coletadas. Com esses recursos, é possível ter uma ideia do que acontecerá ao seguir por um ou outro caminho. A partir da análise de projeções, a gestão direciona o negócio rumo aos objetivos estratégicos.

As chances de erros se tornam menores

Quando existe a união de BI na tomada de decisão, as probabilidades de ocorrerem falhas são reduzidas. Isso acontece, exatamente, porque as definições são baseadas em informações — e não em uma ótica que pode não corresponder à realidade do empreendimento.

Em um cenário tão disputado, errar menos é um jeito de obter vantagem competitiva e de não abrir margem para a concorrência. O BI, portanto, serve como uma ferramenta para aumentar as chances de sucesso da empresa.

Ocorre a melhor utilização de recursos

Ao justificar a importância dessa inteligência de dados, também é preciso pensar que uma boa tomada de decisão ajuda a economizar recursos em vários sentidos. É possível, por exemplo, otimizar o tempo de resposta a um desafio ou a uma mudança. Com o negócio mais dinâmico, há uma perda menor de oportunidades.

Além disso, a redução no nível de erros evita retrabalhos, bem como o desperdício de tempo e de dinheiro. Esse é um meio de aproveitar ao máximo as opções do empreendimento e de torná-lo econômico.

O BI na tomada de decisão é fundamental para deixá-la mais profissional, ágil e segura. Com uma abordagem direcionada e informativa, as chances de sucesso se multiplicam e o negócio consegue se destacar positivamente no mercado.

Que tal estar sempre um passo à frente? Acompanhe nosso perfil no Facebook para receber todas as novidades do blog!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *