Como aplicar BI na sua empresa?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A aplicação de Business Intelligence ou BI tem ganhado projeção nas empresas de todos os tamanhos e setores. Até 2022, é esperado que o mercado atinja o valor de 29 Bilhões de dólares, contra 16 bilhões em 2016.

Entre as principais iniciativas, estão o uso de dashboards, a criação de relatórios, a visualização de dados e até os serviços self-service. Para explorar as possibilidades desse mercado, o ideal é entender como aplicar a alternativa do melhor modo em seu empreendimento.

A seguir, veja algumas dicas para colocar BI em prática na sua empresa e conheça quais são os pontos relevantes.

Identifique as principais necessidades quanto aos dados

Uma estratégia de Business Intelligence tem que ser aplicada para atender aos interesses específicos do negócio. O Data Science no e-commerce, por exemplo, tem o objetivo de garantir entendimento sobre o público para melhorar os resultados. Em outros casos, o processo é aplicado internamente, para acompanhar etapas e seus respectivos desempenhos.

Nesse primeiro momento, é fundamental especificar os objetivos com o uso das ferramentas e quais são as principais necessidades. A partir da priorização de resultados, é recomendável elaborar um planejamento que inclua todo o processo de utilização.

Selecione as alternativas tecnológicas adequadas

Não adianta ter um bom plano e não saber como colocá-lo em prática. No caso de BI, é indispensável selecionar as ferramentas corretas e que viabilizam a execução do que foi previsto.

É muito importante escolher alternativas voltadas para os processos e para o nível de aprofundamento que é necessário. Selecionar ferramentas robustas e com bom funcionamento faz toda a diferença para que os resultados esperados sejam atingidos.

Além disso, é importante planejar uma boa implementação. Caso seja necessário fazer alterações nos processos ou aumentar a integração, todos os passos têm que estar descritos para que seja possível obter o funcionamento esperado.

Faça a seleção das informações adequadas

Nem todo dado é válido ou oportuno para as necessidades do empreendimento. Em tempos de crescimento do setor de BI, a falta de qualidade nessa questão prejudica imensamente os resultados.

Por ano, a falta de qualidade das informações custa cerca de 10 milhões de dólares, somente nos Estados Unidos. Anualmente, a estimativa é de um prejuízo de 14 milhões de dólares.

Por isso, é importante selecionar as informações que, de fato, atendem aos objetivos e às necessidades. Desse jeito, fica mais fácil explorar todas as possibilidades positivas.

Acompanhe os resultados da iniciativa de BI

Tão importante quanto planejar e colocar em prática a abordagem de inteligência de dados, é saber o que funciona para o seu empreendimento. Isso só é possível ao definir métricas e verificar o desempenho de cada setor impactado.

Pense no BI implantado em um e-commerce. É interessante acompanhar números referentes a vendas, engajamento e satisfação. Se houver uma evolução condizente com os objetivos, a implementação tem dado certo. Do contrário, é preciso rever o projeto.

A partir das análises, é essencial realizar modificações — tanto para a correção de rota, quanto para a otimização. Assim, a abordagem se torna cada vez mais relevante para o empreendimento.

A aplicação de BI nos negócios vai além de apenas contratar um software com certas funcionalidades. Com essas dicas, é possível obter resultados melhores e que ajudam a empresa a se desenvolver.

Depois de adotar a abordagem, também é importante ficar de olho nas novidades. Então, curta a nossa página no Facebook e esteja sempre por dentro das atualizações.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *