Visualização de dados: 4 ferramentas principais
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A visualização de dados é um componente muito importante quanto ao uso das informações geradas pela tecnologia. Ela vai além do uso de gráficos e se estende a uma proposta completa de comunicação visual. A intenção é que as pessoas enxerguem, logo de cara, o que certo conjunto de informações quer dizer.

Para obter bom desempenho, é fundamental escolher ferramentas adequadas, de acordo com as necessidades. Com os recursos certos, o trabalho é simplificado e os resultados são reforçados.

Na sequência, veja quais são 4 soluções de visualização de dados que merecem a sua atenção.

1. O Power BI é uma das soluções mais robustas

Desenvolvido pela Microsoft, o Power BI é um software completo quando o assunto é a ciência de dados. A partir da integração com o Azure, é possível coletar informações de todas as áreas, o que garante uma atuação completa.

Por meio dos diversos recursos, permite estabelecer fluxos adequados e selecionar as informações de acordo com cada funil. A partir disso, tudo pode ser plotado em visualizações robustas e que favorecem a tomada de decisão.

2. O Spotifre se destaca na visualização de dados

Na hora de plotar as informações para facilitar a compreensão, o Spotfire é o principal recurso a ser escolhido. Desenvolvido pela TIBCO, permite identificar ameaças, oportunidades e possibilidades de uma forma simplificada.

Antes de criar os recursos gráficos, o software favorece a “limpeza” dos dados que não são necessários, o que garante foco no que é importante. Depois, a visualização acontece apenas em um clique, o que gera tomadas de decisões rápidas.

Outros recursos incluem mapas em várias camadas, além de insights profundos e modificações nos scripts. Tudo isso é determinante para obter independência de análise, rapidez e segurança nas informações obtidas.

3. O Minitab é um dos mais importantes softwares estatísticos

Ao falar sobre o trabalho com números, tendências estatísticas e metodologias, o Minitab se destaca. Trata-se de uma das ferramentas mais consolidadas e poderosas, ao mesmo tempo em que oferece um uso intuitivo.

Sobre a visualização de dados, é possível criar gráficos e diagramas de vários tipos, além de gerar análises com muita eficácia. Todas as informações aparecem em recursos visuais completos e que ajudam qualquer pessoa a entender do que se trata o que é exposto.

A nova versão traz a inteligência artificial como grande destaque. É, principalmente, uma forma de melhorar processos, ampliar a qualidade e garantir uma performance ampliada.

4. O Toad Data Point favorece a automação em vários níveis

Também muito importante para cientistas da informação, o Toad Data Point é essencial para acelerar e automatizar a visualização de dados.

Ele consegue se conectar a mais de 50 fontes e permite criar fluxos de trabalho automáticos. Com a combinação de múltiplas origens, é fácil entender a correlação e encontrar padrões que não seriam vistos de outra forma.

Ele também oferece mobilidade na análise e garante um uso rápido, informativo e versátil para empresas de diversos tamanhos.

A visualização de dados é essencial para a tomada de decisão e para a integração entre setores. Com essas ferramentas, o processo é facilitado e o desempenho do será cada vez melhor.

Quer estar sempre antenado com as novidades? Acompanhe a BDA Solutions no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *