3 coisas que você precisa saber ao trabalhar com dados
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os dados são de fundamental importância para qualquer negócio. Quanto maior a empresa, maiores serão a quantidade de dados coletados e analisados. Assim, pode se tornar muito difícil gerenciar um volume elevado de dados se o administrador não estiver realmente preparado para a tarefa.

Nem sempre é um processo simples o gerenciamento e controle de dados. Por isso, recomenda-se trabalhar com ferramentas mais desenvolvidas, que permitam a automação, reduzindo as possibilidades de erros e otimizando os resultados.

Neste artigo, mostraremos 3 coisas importantes para saber ao trabalhar com dados. Confira!

1. Potencialize seus dados com uma equipe multidisciplinar

Não é suficiente ter uma equipe de TI, vale a pena procurar outras análises e desenvolver uma cultura voltada para os grandes dados dentro da organização.

Além dos profissionais de TI, é importante contar com a opinião de profissionais de outras áreas, como sociologia, estatística, comunicação social, marketing e assim por diante.

Além das avaliações automatizadas, um bom trabalho com dados considera a interferência de cientistas, engenheiros e outros profissionais para que seja efetivamente um trabalho bem-sucedido.

2. Saiba aproveitar o grande volume de dados

Com a massificação das mídias digitais e da telefonia móvel, existe um enorme potencial das fontes de dados. É importante entender como o elevado volume de dados pode se transformar em um aliado do gestor.

Podem ser aplicadas, por exemplo, estratégias analíticas fundamentadas em tecnologias que usam o processamento inteligente, como a inteligência artificial (IA) e a machine learning.

Uma empresa pode ir além da análise financeira de suas vendas e da prestação de seus serviços, explorando e interpretando as curtidas que os clientes deixam nas redes sociais. Isso é apenas um exemplo de como é possível transformar em oportunidades algo que aparenta estar fora de controle por ser muito excessivo.

Existem diferentes possibilidades de criar oportunidades ao trabalhar com dados, sempre respeitando os objetivos da empresa e investindo na integração e na avaliação granular dos bancos de dados de diferentes naturezas. Devido ao nível alto das soluções de Big Data, o administrador pode obter insights maravilhosos.

3. Não confunda Big Data Analytics com análise de dados

Alguns gestores ainda confundem as soluções de BDA (Big Data Analytics) com as soluções mais comuns de análises de dados. Além da agilidade, exatidão e elasticidade tecnológica para os volumes grandes de dados, o que mais serve para diferençar o Big Data Analytics da solução mais simples é a forma de visão que o gestor pode lançar sobre os dados.

As operações mais tradicionais de BI (Business Intelligence) e análises de dados estão relacionadas principalmente a questões que abordam o passado, considerando os dados históricos.

Ao trabalhar com dados aplicando o Big Data, a empresa realiza análises históricas e descritivas além de permitir diagnósticos e fazer previsões acerca do futuro do mercado segmentado (o ramo em que a empresa atua) empregando complexas avaliações preditivas.

Os cientistas de dados e os profissionais especializados em Big Data podem criar algoritmos com potencial para cruzar dados associados ao passado para tomar decisões mais assertivas, relacionadas aos tempos futuros. A análise preditiva é, portanto, uma das mais importantes funcionalidades do BDA.

Considere esses três pontos ao trabalhar com dados de modo a obter melhores resultados em sua gestão, aproveitando e criando boas oportunidades e transformando o grande número de dados em ferramentas estratégicas para o desenvolvimento da empresa!

Aproveite para aprender mais a fundo os dados, sabendo o que é Data Science e como ela pode ser aplicada em seu negócio! O conhecimento científico dos dados pode abrir novas portas para as empresas modernas.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *