Para que serve o SQL Server Integration Services?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em um cenário com cada vez mais informações e recursos, é normal que as empresas precisem de outras soluções complementares. Afinal, não basta gerar as informações — é necessário aproveitá-las. Nesse sentido, o SQL Server Integration Services surge como uma boa possibilidade.

O recurso é bastante funcional e oferece uma grande variedade de alternativas. Conhecê-lo, portanto, é fundamental para aplicar a opção em sua estrutura de tecnologia.

A seguir, entenda melhor o que é o SQL Server Integration Services e veja qual é o seu papel.

O que é esse recurso?

Parte do Microsoft SQL Server 2005, o SQL Server Integration Services (SSIS) trata-se de um componente do software que é voltado para a integração de informações. Sua especialidade é em relação aos ambientes empresariais, que, mais do que nunca, geram uma grande quantidade de dados.

Com as diversas ferramentas do software, o SSIS permite, inclusive, a criação de aplicações sem ser necessário programar. É uma ferramenta essencial para a transformação digital das empresas, ao mesmo tempo em que mantém a segurança.

Para que serve o SQL Server Integration Services?

O principal objetivo desse recurso é garantir a integração de dados, através de várias tarefas. O SSIS permite, por exemplo, usar um armazém de dados (ou data warehousing, como é chamado). A partir disso, é possível criar aplicações e rotinas que ajudam a coletar informações.

A extração de dados também é associada à transformação e à migração de bases. Para negócios que precisam fazer o intercâmbio entre plataformas, essa é uma boa possibilidade. Também ajuda a construir aplicações de workflow e a melhorar o trânsito de informações. Em ambientes altamente automatizados, o SQL Server Integration Services é especialmente necessário.

Sua relevância, portanto, é intensa, já que cada vez mais empresas recorrem a diversos softwares e componentes digitais. Com a garantia de exportação, importação e integração de dados longe de erros, o negócio consegue rodar as operações com maior tranquilidade.

Como aproveitar essa ferramenta?

O primeiro passo para explorar o SQL Server Integration Services é conhecer muito bem os seus elementos de arquitetura. Em relação à hierarquia, a solução está acima dos outros. Dentro dela, é criado um projeto, o qual contém um pacote.

Nesse nível, há o fluxo de controle e, por fim, o fluxo de dados. A partir da definição desses componentes, podem-se criar caminhos para a movimentação dos dados, através de scripts altamente funcionais. Também é muito importante contar com um mapeamento completo das fontes e saídas de dados. Assim, fica fácil entender quais são os pontos que se conectam e como cada fluxo deve estar ligado.

Não menos importante, vale a pena ter o apoio de uma empresa profissional em soluções de integração de dados. Isso leva o uso do SSIS a um novo nível e garante que o empreendimento não tenha dificuldades na execução dos projetos.

O SQL Server Integration Services é um componente essencial do software da Microsoft e que é voltado para a integração de dados. Com o uso adequado, é possível unir as diversas ferramentas em busca de melhores resultados.

Para estar sempre por dentro das soluções, acompanhe os nossos perfis no Facebook  e LinkedIn.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *