4 ferramentas que todo profissional de BI deve conhecer
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Business Intelligence é um conjunto de técnicas que otimiza a gestão do negócio, agilizando processos, integrando setores, melhorando o fluxo de iibm wanformações e ajudando na redução de custos.

Trata-se de gerir com inteligência, partindo da coleta e análise de dados úteis para a empresa. Atualmente, existem muitas ferramentas de BI para o gestor explorar e aplicar nos negócios da empresa.

Neste artigo, falaremos de 5 ferramentas que todo profissional de BI deve conhecer!

1. O Microsoft Power BI

Outra das ferramentas que todo profissional de BI deve conhecer foi desenvolvida por um gigante da informática: a empresa Microsoft. Com essa ferramenta, é possível integrar diversas fontes de dados: redes sociais, planilhas do Excel e outras. Em apenas alguns minutos, é possível criar dashboards e relatórios versáteis.

O Microsoft Power BI dispõe de painéis que possibilitam ao gestor ter uma visualização abrangente das métricas usadas. Essas métricas são atualizadas em tempo real, ficando disponíveis para consulta em computadores desktop, tablets e celulares.

2. O Windows Azure

O Windows Azure é uma ferramenta que funciona na nuvem. Seus sistemas operacionais são formados pelo banco de dados próprio da Windows Azure, que é o SQL Azure e pelo AppFabric.

Esta é uma ótima opção para obter dentro de uma empresa. Isso porque essa ferramenta irá auxiliar no desenvolvimento de apps e soluções tecnológicas.

Entre suas funcionalidades, está o gerenciamento das redes, as aplicações em nuvem, o armazenamento e back up de dados, a automação de serviços e processos em nuvem, streaming, o banco de dados SQL e muito mais.

3. O IBM SPSS Modeler

Esse outro software da IBM também está entre as ferramentas que todo profissional de BI deve conhecer. Consiste em uma plataforma de análise preditiva integral. Uma de suas funções principais é adicionar inteligência preditiva às decisões tomadas por grupos ou indivíduos, por sistemas, pela empresa.

O produto dispõe de algoritmos avançados que favorecem a análise de texto, a análise de entidade, a gestão da decisão e o aprimoramento dos processos. Com ele, o gestor terá condições de decidir com confiança, usando a área de trabalho ou outros sistemas operacionais.

O IBM SPSS Modeler oferece insights ao gestor, possibilitando que ele resolva problemas com rapidez ao fazer a análise de dados estruturados ou não estruturados.

Há uma gama vasta de recursos, que incluem a aprendizagem de máquina, a modelagem de combinação, a modelagem automática e a simulação, além dos algoritmos Big Data e do analytics geoespacial.

4. O Quest Toad

É um software com um conjunto de recursos de gestão usado por desenvolvedores, analistas e administradores de bancos de dados com a finalidade de gerenciar dados relacionais e não relacionais com a linguagem de programação SQL.

O Quest Toad possibilita o gerenciamento proativo dos bancos de dados. Os profissionais da área podem automatizar os processos, bem como reduzir os riscos e o prazo de entrega dos projetos. Com o software, é possível simplificar fluxos de trabalho, diminuir os riscos associados às mudanças, automatizar operações frequentes e repetitivas.

Essas são algumas ferramentas que todo profissional de BI deve conhecer e que ajudarão a melhorar a qualidade da gestão em diferentes âmbitos, seja no gerenciamento de dados, seja na visualização e integração de dados, seja em ciência de dados (Data Science)!

E você, já conhece algumas dessas ferramentas e trabalha com elas? Não deixe de curtir a página da BDA Solutions no Facebook e compartilhar as suas publicações!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *