
O que é Citizen Data Science?
A sociedade está inserida em um cenário cada vez mais conectado. Há uma aplicação crescente das tecnologias e isso dá origem a um volume intenso de dados. Como resultado, fazer análises nem sempre é tão simples.
Ao mesmo tempo, existe uma tendência de envolver as pessoas em entendimentos que, por diversas vezes, foram considerados muito técnicos. Diante disso, novas possibilidades começam a surgir.
Como a Citizen Data Science é um dos pontos de interesse, saiba do que se trata e tire as suas dúvidas!
Afinal, o que é esse componente?
A Ciência Cidadã de Dados ou Cidadão de Ciência de Dados tem a ver com a proposta de transformar o complexo em algo simples. Basicamente, tem a ver com a conexão entre teoria e prática, análise e otimização, especialidade e gerenciamento.
O principal objetivo é tirar o aspecto de modelagem complexa de dados e transformar o processo em algo com visualização. Então, Citizen Data Science nada mais é do que uma maneira de exemplificar as informações obtidas, de modo que elas sejam entendidas mesmo por quem não é especialista.
O cientista de dados não é substituído, mas ele passa a atuar de forma muito dinâmica, em vez de focar apenas no aspecto técnico. O processo é encarado como uma “tradução” de conhecimentos complexos para algo acionável.
Quais são os benefícios da Citizen Data Science?
Em primeiro lugar, essa abordagem prevê o uso de informações concretas. Então, qualquer tomada de decisão se torna mais confiável. Além do que, é uma oportunidade de consolidar todos os dados gerados e entender o que, de fato, eles querem dizer.
Por causa do funcionamento essa abordagem, trata-se de algo que ajuda a integrar processos, avaliar projetos e implementar boas práticas.
Também é um jeito de favorecer o entendimento das informações, mesmo por quem não é um especialista técnico no assunto. É, portanto, um meio de melhorar a acessibilidade e de democratizar a informação.
Principalmente, é um jeito de pinçar o que realmente é importante. Diante de tantas informações geradas, muitos empreendimentos têm dificuldade em focar no que faz a diferença. Com essa abordagem, fica claro por qual caminho a empresa deve seguir.
Como colocar a alternativa em prática?
Para aplicar a Citizen Data Science é preciso ter uma estrutura adequada. Isso significa, primeiramente, escolher as soluções corretas de software e integração. É o que gera, em primeiro lugar, os dados que serão analisados.
Em seguida, é recomendado selecionar os pontos que devem ser analisados e contar com profissionais capacitados. É possível ter o apoio de um cientista de dados ou de um Citizen Data Scientist.
A partir das informações colhidas e análises geradas, o objetivo é tomar decisões que ajudem o empreendimento a chegar mais longe. Então, é muito importante saber aproveitar os aspectos positivos dessa abordagem, de modo a construir caminhos que fazem a diferença.
A Citizen Data Science está ligada à capacidade de processar dados e apresentar resultados fáceis de entender e de aplicar. Com uma abordagem acionável e de otimização, é uma ótima ferramenta para os negócios.
Agora que você já sabe o que é Citizen Data Science, aproveite e compartilhe o post nas suas redes sociais para disseminar esse conceito entre os seus amigos!