O que é Citizen Data Science?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A sociedade está inserida em um cenário cada vez mais conectado. Há uma aplicação crescente das tecnologias e isso dá origem a um volume intenso de dados. Como resultado, fazer análises nem sempre é tão simples.

Ao mesmo tempo, existe uma tendência de envolver as pessoas em entendimentos que, por diversas vezes, foram considerados muito técnicos. Diante disso, novas possibilidades começam a surgir.

Como a Citizen Data Science é um dos pontos de interesse, saiba do que se trata e tire as suas dúvidas!

Afinal, o que é esse componente?

A Ciência Cidadã de Dados ou Cidadão de Ciência de Dados tem a ver com a proposta de transformar o complexo em algo simples. Basicamente, tem a ver com a conexão entre teoria e prática, análise e otimização, especialidade e gerenciamento.

O principal objetivo é tirar o aspecto de modelagem complexa de dados e transformar o processo em algo com visualização. Então, Citizen Data Science nada mais é do que uma maneira de exemplificar as informações obtidas, de modo que elas sejam entendidas mesmo por quem não é especialista.

O cientista de dados não é substituído, mas ele passa a atuar de forma muito dinâmica, em vez de focar apenas no aspecto técnico. O processo é encarado como uma “tradução” de conhecimentos complexos para algo acionável.

Quais são os benefícios da Citizen Data Science?

Em primeiro lugar, essa abordagem prevê o uso de informações concretas. Então, qualquer tomada de decisão se torna mais confiável. Além do que, é uma oportunidade de consolidar todos os dados gerados e entender o que, de fato, eles querem dizer.

Por causa do funcionamento essa abordagem, trata-se de algo que ajuda a integrar processos, avaliar projetos e implementar boas práticas.

Também é um jeito de favorecer o entendimento das informações, mesmo por quem não é um especialista técnico no assunto. É, portanto, um meio de melhorar a acessibilidade e de democratizar a informação.

Principalmente, é um jeito de pinçar o que realmente é importante. Diante de tantas informações geradas, muitos empreendimentos têm dificuldade em focar no que faz a diferença. Com essa abordagem, fica claro por qual caminho a empresa deve seguir.

Como colocar a alternativa em prática?

Para aplicar a Citizen Data Science é preciso ter uma estrutura adequada. Isso significa, primeiramente, escolher as soluções corretas de software e integração. É o que gera, em primeiro lugar, os dados que serão analisados.

Em seguida, é recomendado selecionar os pontos que devem ser analisados e contar com profissionais capacitados. É possível ter o apoio de um cientista de dados ou de um Citizen Data Scientist.

A partir das informações colhidas e análises geradas, o objetivo é tomar decisões que ajudem o empreendimento a chegar mais longe. Então, é muito importante saber aproveitar os aspectos positivos dessa abordagem, de modo a construir caminhos que fazem a diferença.

A Citizen Data Science está ligada à capacidade de processar dados e apresentar resultados fáceis de entender e de aplicar. Com uma abordagem acionável e de otimização, é uma ótima ferramenta para os negócios.

Agora que você já sabe o que é Citizen Data Science, aproveite e compartilhe o post nas suas redes sociais para disseminar esse conceito entre os seus amigos!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *