O que é BI e qual a sua importância?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

BI é a sigla Business Intelligence, ou seja, Inteligência de Negócios. Trata-se de um processo que envolve técnicas e conceitos destinados a otimizar a gestão de um empreendimento. Para isso, é necessário entregar a informação correta ao profissional correto no tempo adequado.

Existem ferramentas de Business Intelligence que permitem coletar, organizar e fazer a análise dos dados, realizar a elaboração de relatórios ou dashboards e monitorar o desenvolvimento e os resultados do processo, atualizando sempre que necessário.

Leia mais sobre o que é BI e sua importância para as empresas!

Como funciona o BI?

Primeiramente, é necessário coletar e organizar os dados de maneira que tenham algum significado. Eles devem ser apresentados de forma visual para facilitar a análise e o entendimento.

Os dados são compartilhados e analisados pelos profissionais e/ou setores que precisam deles. O monitoramento consiste na etapa de acompanhamento da evolução do processo, a partir da coleta e das análises.

Qual a importância do BI?

O BI é importante por muitos motivos. Um deles é que o monitoramento do processo ajuda a dar suporte à tomada de decisões. Quando as decisões são fundamentadas em dados analisados e em resultados mensurados, elas são mais assertivas, atingindo de forma precisa os interesses da empresa.

A importância do BI fica ainda mais evidente quando percebemos as dificuldades que as empresas apresentam no processamento e na análise de uma série de dados, os quais são produzidos diariamente, principalmente em operações online.

Com os recursos que o Business Intelligence proporciona fica menos complicado compreender o comportamento dos consumidores modernos, que já nascem conectados à internet, usando diferentes fontes de informação com dinamismo.

Que vantagens o BI proporciona às empresas?

Entre as muitas vantagens que o BI oferece, podemos destacar:

O gerenciamento eficaz das informações

Toda empresa precisa ter certa facilidade em gerar dados e informações a respeito dos processos que efetiva. Com o Business Intelligence, é mais fácil empregar métricas e indicadores (KPIs) em qualquer setor da empresa.

Os dados ficam organizados em dashboards, tornando a tomada de decisão mais simples em qualquer nível da organização.

A otimização dos processos

O BI permite que as empresas desenvolvam seus processos com mais rapidez e eficiência, obtendo assim um relevante diferencial quando comparadas a outras empresas, que não usam o sistema.

Os processos representam muito na conquista dos melhores resultados (qualidade das mercadorias e/ou serviços, satisfação dos funcionários, venda das mercadorias, captação e fidelização de clientes e outras coisas).

A identificação de erros

Toda empresa é vulnerável a falhas. É importante, dessa maneira, encontrar onde estão os erros e corrigi-los imediatamente. Se nada for feito, essas falhas acabarão se tornando uma ameaça à própria sobrevivência do negócio.

Existem falhas que, ainda que não comprometam aspectos financeiros imediatamente, podem afetar o desempenho dos funcionários e comprometer a produtividade em médio e em longo prazo.

Com o BI, fica mais prático encontrar quais são esses erros, os pontos de ruptura na estrutura do negócio, e adotar medidas de retificação e resolução de problemas.

A prevenção e o gerenciamento dos riscos

Todo negócio está sujeito a riscos. O segredo está em gerenciar esses riscos, prevenindo-se contra eles sempre que possível.

Em vários casos, o Business Intelligence será usado, não para resolver problemas, nem aumentar as vendas, mas para agir de forma preventiva, reduzindo ou eliminando riscos.

A importância do BI é indiscutível para qualquer empresa que deseje manter-se competitiva no mercado e deseje também reduzir tempo e custos com processos diversos.

Agora que você já sabe o que é BI, conheça mais sobre a empresa BDA Solutions, que se mantém ativa nas redes sociais: curta sua página no Facebook!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *