Cidadão de Ciência de Dados X Análise de Dados: qual a relação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O data science ou ciência de dados consiste em uma avaliação das informações geradas em busca de novos conhecimentos sobre o negócio, o público ou o mercado. Com o aumento do uso de tecnologia, passou a ser necessário usar o conhecimento de modo estratégico.

Por causa das transformações, novos conceitos surgiram: cientistas e engenheiros de dados, análises de informações, Big Data, Business Intelligence, Cidadão de Ciência de Dados e muito mais. Conhecer a relação de certos aspectos, portanto, é fundamental para entender melhor as possibilidades.

A seguir, veja qual é a conexão entre a análise de dados e o Cidadão de Ciência de Dados ou Citizen Data Science e tire as suas dúvidas!

O que é a análise de dados?

Os números gerados por uma plataforma ou as informações contidas em uma planilha são apenas conhecimentos isolados. Quando eles apenas existem da forma em que aparecem, não causam impactos — positivos ou negativos — para o negócio e sua atuação.

Tudo muda quando a análise de dados entra em cena. Ela busca interpretar essas informações, a relação entre elas e como modificam a tomada de decisão, por exemplo.

De certa maneira, a análise é o equivalente estatístico à interpretação de um texto. Os números são cruzados, agrupados e estruturados, de modo a encontrar relações de causa e efeito, por exemplo.

E o Cidadão de Ciência de Dados?

Já o Cidadão de Ciência de Dados ou Citizen Data Science é um profissional cuja função primária não envolve, necessariamente, a parte das informações geradas por recursos tecnológicos. Pode se tratar de um analista do setor que, então, passa a absorver essa responsabilidade.

Ele é diferente do cientista de dados porque tem uma abordagem menos complexa e aprofundada. O cientista é o profissional com uma expertise intensa em estatística, modelagem e extração de informações.

Já a atuação do Cidadão de Ciência de Dados é mais prática e busca a trazer um entendimento relevante para o negócio. Sua função é gerar valor, de modo que a empresa use o conhecimento de maneira estratégica.

Afinal, qual é a relação?

Ao conhecer os conceitos de análise e de Cidadão de Ciência de Dados ou Citizen Data Science já dá para perceber que esses são aspectos relacionados. O motivo é simples: a análise é executada pelo profissional para que os elementos coletados entreguem as informações desejadas sobre determinado aspecto.

Então, de certo modo, a análise é a ferramenta utilizada ou o caminho percorrido para chegar a resultados que sustentam as decisões. Sem esse recurso, o Cidadão de Ciência de Dados não conseguiria encontrar tendências, gargalos ou exigências.

A relação tão próxima demonstra a necessidade de analisar tudo o que é gerado de forma adequada e altamente direcionada. Assim, é possível aprender mais sobre o negócio e sobre os clientes.

O Cidadão de Ciência de Dados depende dessa análise de informações para chegar a conclusões úteis para a empresa. Então, são conceitos ligados e que merecem atenção específica.

Gostou do texto? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de mais dicas e novidades!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *