Skip to content
Entenda a importância da integração do fluxo de dados no Agronegócio

Entenda a importância da integração do fluxo de dados no Agronegócio

A integração de fluxo de dados permite a centralização de dados em único ponto! Ou seja, ele combina dados de fontes distintas em um só espaço.

Vivemos na era dos dados, empresas acumulam um volume exponencial de dados a cada dia. Integrar dados é uma etapa base para implementação de uma cultura data-driven.

Os dados são peças estratégicas para se chegar a informações relevantes, que podem auxiliar em melhores decisões e melhores resultados para a empresa. Porém, dados sozinhos não dizem nada.

A integração é um processo fundamental na combinação e análise de dados. Temos hoje algumas ferramentas de integração de fluxo de dados que realizam esse trabalho de forma eficiente.

No agrobusiness, a integração pode trazer ganhos diretos conectando automaticamente toda a produção. 

Com os insights e análises obtidos através da combinação de dados é possível:

  • aumentar a produtividade da equipe e a produção;
  • monitorar operações agrícolas;
  • diminuir os custos produtivos;
  • identificar de pragas e doenças;
  • evitar a contaminação por agrotóxicos;
  • ter uma produção mais sustentável e diminuir impactos ambientais.

O processo de centralização é facilmente escalável quando implementado corretamente, avaliando recursos como tempo, processamento, custo-benefício e objetivos do negócio.

Nesse artigo, você vai entender melhor sobre esse processo de integração de fluxo de dados e sua importância para o negócio. Também conhecerá algumas ferramentas e práticas de implementação. 

 

O que é realmente uma integração de fluxo de dados?

A integração do fluxo de dados combina informações de diferentes fontes em um só lugar confiável e unificado, disponível para qualquer sistema. Ela faz a junção de processos técnicos e de negócios utilizados para combinar dados, permitindo uma visão mais significativa de processos e desempenho de uma empresa.

A integração de dados é essencial para gerar mais informações e conhecimentos sobre o negócio. Tais processos são importantes para facilitar a comunicação, a gestão e a tomada de decisão.

As empresas acumulam milhares de informações em seus softwares, planilhas e equipamentos. Muitas das vezes em sistemas diferentes e que não possibilitam a comunicação. Com um bom plano de integração de dados é possível navegar por esse mar de informação e administrar sua complexidade em um dashboard único.

Ter todos os dados em um único banco otimiza os processos e aumenta a produtividade dos funcionários e do negócio. Dessa forma, o gestor não precisa se preocupar com a compatibilidade dos dados disponíveis em seus softwares.

Sistemas de integração de fluxo de dados ajudam a sincronizar objetos específicos, implementando o compartilhamento de informações de maneira fácil e rápida.

A integração adiciona qualidade ao processo de análise e geração de insights, sem a preocupação com formato em que os dados foram salvos ou o software que deu origem.

Tudo isso que acontece na empresa gera dados, por exemplo ,dentro do departamento de contas a pagar tem um sistema, que é o ERP, dentro RH tem um outro sistema, que é o de folha de pagamento.

Imagina que a empresa quer ter uma visão de quanto ela tem de gasto de folha de pagamento juntamente com gastos de matéria prima. Integrar é juntar essas duas bases para que eu consiga analisar para tomada de decisão num dashboard inteligente.

Nesse sentido, a integração de dados simplifica boa parte das rotinas operacionais. Também colaborando para otimização do tempo da força de trabalho.

A partir do momento em que os funcionários deixam de fazer tarefas repetitivas e rotineiras, podendo dedicar o tempo a funções mais estratégicas. Consequentemente, essas mudanças aumentam a produtividade da empresa.

Além disso, mantendo todos os dados em um só lugar, seu negócio economiza tempo e esforços na busca por eles. Em termos de custo-benefício, a integração de dados oferece inúmeras oportunidades de lucrar a longo prazo.

 

Como fazer uma integração de fluxo de dados

A integração do fluxo de dados é feita usando uma mesma plataforma para consolidar informações. As ferramentas de integração mantêm modelos de dados de uma infinidade de fontes diferentes, desenhadas para plataformas específicas.

A implementação da integração do fluxo de dados deve ser feita de acordo com a necessidade e estrutura do seu negócio. Após esse primeiro momento de adequação à sua realidade, pode ir ao segundo passo, que é escolher a ferramenta mais adequada.

Após a escolha da ferramenta o recomendável é fazer uma gestão da mudança antes de começar a rodá-la. Ou seja, incorporar a nova plataforma de forma suave, para que não afete a produtividade das equipes. 

Sendo assim, treinamentos são muito importantes para capacitar e engajar os colaboradores na transição. Não se deve esquecer que o fator humano é parte fundamental nos processos de mudança e implementação de uma cultura data-driven.

Vamos agora conhecer mais afundo algumas das ferramentas de integração de fluxo de dados que são mais comuns no mercado:

1 – Integração simples: exportação e importação de dados

Modelo mais simples, que consiste em salvar arquivos de um sistema e fazer upload das informações em outro.  

Normalmente feito de forma manual e que se torna inviável quando falamos de um volume muito grande de aplicações.

  

2- Extract, Load and Transform (ELT)

Versão traduzida como extração, transformação e carregamento. São as ferramentas mais populares nos processos de integração de dados.  

O processo ocorre como o nome mesmo sugere. Um processo de três etapas em que os dados são extraídos de uma base, transformados para um formato adequado e carregados no sistema de interesse. 

Além dessas três etapas, os desenvolvedores também devem executar o tratamento de erros como e quando necessário. A diferença para a Integração Simples, é que utiliza programação, sendo feito automaticamente.

O uso das ferramentas ETL está se ampliando além da simples movimentação de dados. Elas cuidam desde a preparação de conjuntos de dados diversos para inteligência de negócios e análises, até o tratamento de cenários complexos de integração de dados.

Trata-se de soluções usadas quando é preciso combinar dados de fontes variadas e são frequentemente ferramentas envolvidas na construção de um Data Mart, um Data Warehouse ou um Data Lake. Deixando os dados disponíveis para diferentes consumidores e aplicações. Existem hoje diferentes soluções ou ferramentas ETL empresariais disponíveis no mercado.

3 – Data Warehouse (Armazém de Dados)

Sistema programado para centralizar quantidades enormes de dados, proveniente de fontes diversas. É relacionado à análise de dados, pois são ferramentas capazes de coletar dados em formatos diferentes, armazená-los e cruzá-los.

Os Data Warehouses são escaláveis e podem ser conectados às principais ferramentas de Business Analytics disponíveis no mercado.

Funcionam como um armazém, como a tradução do nome já diz. Por isso, são muito úteis para criar um registro histórico da empresa e ajuda na tomada de decisão. Cada Data Warehouse é customizado para atender às demandas de uma empresa em particular.

4 – Data Mart

Um banco de dados que representa um segmento de um data warehouse. Funciona como um subconjunto de dados que normalmente é usado para acessar informações voltadas para o cliente.

Os Data Marts se diferenciam por geralmente se concentrarem em uma linha de negócios ou setor e obtém informações apenas de uma fonte específica.

É implementado de forma mais rápida, dentro de alguns meses, fornecendo suporte rápido. É bastante utilizado para atividades de relatórios e análises de departamentos, como vendas, marketing, finanças, etc.

 

5 – Data Lake (Fonte de Dados)

Como o nome sugere, essas ferramentas funcionam como uma fonte de dados para o Big Data. Eles permitem armazenar tanto informações estruturadas como as que estão ainda em seu estudo bruto em escala. Por isso, se diferem do Data Warehouses.

Os Data Lakes são eficientes na armazenagem de informações e no processamento delas. Funcionam como um complemento para outros esforços de integração, além de gerar análises específicas.

O desafio na implementação deles está em criar mecanismos para catalogar os dados e ganhar acesso a eles quando isso for necessário.

 

6 – Alteryx

A ferramenta conta com o APA (Analytic Process Automation). Uma tecnologia que facilita o compartilhamento de informações por todos da empresa, além de automatizar processos e transformar dados em resultados.

A plataforma Alteryx agiliza o processo, fornecendo um fluxo de trabalho repetível para análise de dados, levando a insights mais profundos mais facilmente. Com ela é possível ter ciência de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e automação de processos de negócios num só lugar.

É bastante diferente das plataformas normais de automação, de análise e ferramentas de ETL, pois, seu processo de implementação é simples e prático. O Alteryx pode ser usado por todos e não exige conhecimentos avançados e habilidades em TI.

 

Por que a integração é importante?

Os dados são bens valiosos e cada processo dentro das empresas gera um volume crescente de dados e mais dados. Antes de mais nada, um bom gestor deve saber fazer bom uso e controle dessas informações para que tragam ganhos aos negócios.

Tomar decisões orientadas por dados é a base da cultura data-driven. É o que traz diferenciação e vantagem competitiva para as companhias. No entanto, para que esse processo ocorra de forma vencedora é preciso haver integração do fluxo de dados.

A integração do fluxo de dados traz mais eficiência para as empresas, de modo que permite encontrar padrões e tendências que ajudam na geração de insights.

Os processos de integração permitem que as empresas consigam transformar os dados em informações relevantes sobre a performance do negócio. Dessa forma, fica mais fácil alcançar melhores resultados e aumentar a inteligência de negócios.

Com uma integração bem-sucedida, seu negócio ganha ferramentas para garantir a clareza e atualização das informações, tornando-se ainda mais organizado e eficiente.

Dados sincronizados ajudam a ganhar uma percepção melhor sobre práticas de negócios e seus desempenhos. Dessa forma, é mais fácil medir resultados com precisão. A integração permite obter benefícios reais com soluções de Business Intelligence e Business Analytics.

A visão completa possibilitada pela integração aumenta a eficiência da companhia como um todo. Com ela os funcionários economizam tempo, clientes obtêm respostas mais ágeis às suas demandas por informação e qualquer mudança pode ser implementada automaticamente em todos os sistemas.

A acessibilidade aos dados é um dos fundamentos da cultura data-driven. É essencial para que se obtenha uma visão em 360º sobre os projetos, clientes, processos e operações empresariais.

Como pode ver, os benefícios da integração do fluxo de dados são muitas para que o negócio prospere na era digital. Para sintetizar, resumimos para vocês as principais vantagens do processo:

 1 – Decisões melhores: gestores conseguem gerar valor com os dados que a organização acumulou ao longo dos anos e criar modelos para análises prescritivas e preditivas.

2 – Agilidade: acesso em tempo real a painéis que contêm as informações mais importantes para a tomada de decisão nas diversas áreas do negócio.

Além disso, a integração permite calcular, analisar e visualizar os principais KPI’s e métricas da sua empresa como CAC e ROI.

3 – Melhorias na experiência do usuário: dados integrados permitem análises aprofundadas e relevantes sobre a satisfação e comportamento dos seus clientes. Dessa forma, é possível pensar em estratégias para melhorar esse relacionamento.

4 – Operações otimizadas: ferramentas nutrem funcionários diariamente de informações que devem ser trabalhadas. O fluxo de informação reduz riscos de erros, promove maior transparência e reduz custos.

A informação rápida contribui para detectar as falhas com antecedência, dando tempo para a correção de alguma etapa do serviço

5 – Maior produtividade: equipes podem ser direcionadas para tarefas mais estratégicas. Dessa forma, se tornam mais engajadas nos processos do negócio e na busca por melhores resultados.

6 – Maior controle dos processos: com todas as informações centralizadas em um sistema informatizado, a gestão pode ser feita a qualquer momento. A centralização dos dados também contribui para o planejamento financeiro, tornando-o mais preciso.

 

A BDA Solutions – Big Data & Analytics trabalha com soluções de integração do fluxo de dados que consolidam e mostram as análises dentro de um dashboard inteligente. 

A Alteryx é um dos nossos grandes sucessos quando falamos de automatizar e integrar o fluxo de dados. A plataforma de software tem uma solução completa para implementação da cultura data-driven no agrobusiness.

Fale com um de nossos consultores comerciais para conhecer melhor nossas ferramentas e analisar qual se encaixa melhor à sua produção. Vamos ajudar a fazer os seus dados trabalharem para você!

Continue sua leitura

Os desafios de implantar a Jornada de Dados!

Os desafios de implantar a Jornada de Dados!

Quando pensamos em Jornada de Dados, diversos comentários e perguntas são feitos pelos profissionais em nossas consultorias: Por onde começamos?…
Como Big Data e Data Analytics podem revolucionar a produção

Como Big Data e Data Analytics podem revolucionar a produção

A tecnologia mudou a forma como nos relacionamos com o mundo e como o interpretamos e o organizamos. Vivemos em…
Data Analytics e Agrobusiness: como implantar uma cultura data driven

Data Analytics e Agrobusiness: como implantar uma cultura data driven

Você já deve ter ouvido falar que hoje os dados são o principal ativo da sua empresa, certo? É verdade!…
Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?
  • Converse com nossos consultores!

    Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





    • Converse com nossos consultores!

      Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





      • Converse com nossos consultores!

        Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





        • Converse com nossos consultores!

          Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





          • Converse com nossos consultores!

            Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





            • Converse com nossos consultores!

              Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





              • Participe do nosso treinamento!

                Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!




                • Participe do nosso treinamento!

                  Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!




                  • Participe do nosso treinamento!

                    Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!




                    • Participe do nosso treinamento!

                      Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!




                      • Participe do nosso treinamento!

                        Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!




                        • Converse com nossos consultores!

                          Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                          • Converse com nossos consultores!

                            Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                            • Converse com nossos consultores!

                              Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                              • Converse com nossos consultores!

                                Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                • Converse com nossos consultores!

                                  Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                  • Converse com nossos consultores!

                                    Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                    • Converse com nossos consultores!

                                      Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                      • Converse com nossos consultores!

                                        Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                        • Converse com nossos consultores!

                                          Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                          • Converse com nossos consultores!

                                            Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                            • Converse com nossos consultores!

                                              Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                              • Converse com nossos consultores!

                                                Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                                • Converse com nossos consultores!

                                                  Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!





                                                  • Participe do nosso treinamento!

                                                    Preencha o formulário abaixo que nós entraremos em contato com você!