A estratégia de Data Intelligence é cada vez mais importante no cenário atual. Por meio de informações coletadas sobre o negócio ou o público, é possível definir a melhor maneira de atuar — inclusive, na hora de estabelecer ou otimizar as ações de marketing.
A verdade é que muitos dados são coletados pelo próprio setor de comunicação. Depois de serem trabalhadas, referenciadas e contextualizadas, fornecem informações relevantes e competitivas.
Quer saber um pouco mais? Confira quais são as 4 melhores soluções de Data Intelligence para o setor de marketing!
1. O gerenciamento de dados se torna mais efetivo e prático
Por meio dos bancos de dados e de Data Warehouses, é possível estabelecer ações de gerenciamento de informações. Montar uma lista de e-mail efetiva, por exemplo, fica mais simples com as ações automáticas para “limpar” os endereços.
Também há como integrar informações de várias fontes, como do CRM e de outros sistemas. Dessa maneira, é possível conhecer melhor o público e ter as ferramentas certas para atuar com maior nível de efetividade.
2. A segmentação de campanhas por perfis de clientes ajuda muito nos resultados
Outro ponto interessante é que o Data Intelligence permite “dividir” a base de clientes em partes menores, no que é chamado de segmentação. Por meio de Business Intelligence, automação e tratamento de dados, há a chance de identificar pessoas de acordo com certas características ou padrões de comportamento.
Dessa maneira, há as campanhas se tornam mais efetivas. Há como falar, diretamente, com o público desejado. Com a capacidade elevada de atingir o público certo, as probabilidades de a mensagem ressoar corretamente se ampliam.
3. O monitoramento da concorrência é amplamente favorecido pelo Data Intelligence
Um bom setor de marketing não olha apenas para a realidade interna do negócio. É necessário acompanhar a concorrência para identificar ameaças e oportunidades. Com as ferramentas certas de Data Intelligence, é possível verificar tais questões.
A coleta e o cruzamento de dados permitem reconhecer as necessidades e carências do público, deixadas pela concorrência. Também é viável usar Big Data para acompanhar os movimentos dos competidores e se antecipar a algumas ações.
4. A análise de resultados de campanhas e ações ganha muita tração
Não menos importante, a inteligência de dados também tem uma pegada voltada para análise de resultados — ou Analytics, como também é conhecida. Com os recursos certos, é possível mapear completamente o comportamento das pessoas no site ou as interações nas redes sociais.
Inclusive, os recursos certos de rastreamento ajudam a conferir qual é o Retorno sobre Investimento (ROI). Já as ferramentas de visualização de dados trazem maior compreensão sobre as informações e ajudam a garantir uma boa tomada de decisão.
Mesmo que a equipe não seja inteiramente especializada nessa proposta, o uso dos elementos de análise, a geração de relatórios e a apresentação gráfica fazem a diferença.
Usados corretamente, os recursos de Data Intelligence são essenciais para alavancar o marketing da empresa. Essas soluções ajudam a tornar as atividades mais efetivas e permitem que o negócio atinja novos objetivos.
Gostou de conhecer essas possibilidades? Compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre as alternativas para os seus contatos!