Os indicadores de vendas fazem parte de uma estratégia competente para conquistar o público. São eles que oferecem informações sobre o quê, como e quanto as pessoas compram e como isso se reflete nos resultados de negócio. Como fornecem conhecimentos valiosos, ajudam a direcionar a atuação estratégica dentro da organização.
Para que possam entregar tanta informação, devem ser gerenciados de maneira adequada e funcional. Isso fornecerá o conhecimento necessário sobre o que funciona e o que deve ser mudado, de modo a garantir maior competitividade do negócio.
Quer maximizar o desempenho na sua empresa? Então, veja como gerenciar os principais indicadores de vendas!
Use a tecnologia para apoiar as suas decisões
O ponto de partida para um gerenciamento efetivo deve incluir o uso de tecnologias adequadas. Em vez de fazer um acompanhamento manual, é muito melhor recorrer a uma alternativa automatizada. Com o apoio dos sistemas e recursos ideais, o processo ganha confiabilidade, eficiência e escala.
É o caso de adotar um CRM ou um sistema de gestão. Ao mesmo tempo, é possível (e recomendável) se aprofundar na questão. Com a ajuda de recursos de Big Data, por exemplo, a análise vai ser muito mais completa e efetiva.
Limpe e trate os dados de maneira adequada
Após decidir empregar a tecnologia como ponto de apoio, é preciso preparar corretamente o que será analisado. Afinal, não basta obter uma grande quantidade de informações se elas não tiverem contexto ou não forem significativas.
Para tornar a análise mais acionável e estratégica, convém limpar e tratar os dados. Por meio dos softwares e soluções adequadas, é possível selecionar os intervalos desejados e quais dados não são tão interessantes.
Pense que um dos KPIs é o ticket médio. Faz sentido entender quanto cada pessoa gastou, mas não é tão importante reconhecer o produto específico se os valores forem próximos. Ao limpar as informações, portanto, é viável se concentrar no que é mais relevante.
Una Business Intelligence aos indicadores de vendas
Para melhorar a capacidade analítica, o ideal é recorrer ao Business Intelligence. Essa estratégia, que inclui diversos recursos e ferramentas, permite um intenso cruzamento de dados. A partir disso, há a oportunidade de encontrar tendências e correlações que, de outro modo, não seriam percebidas.
Considere um e-commerce que deseja diminuir a taxa de abandono do carrinho e, consequentemente, aumentar as vendas. Para tanto, é possível cruzar informações sobre o comportamento de navegação e compra, com os resultados. Ao encontrar certos aspectos que influenciam a tomada de decisão, a estratégia é ajustada para garantir isso.
Aposte na visualização de dados
Para gerenciar indicadores de vendas, não basta acompanhar os valores e sua evolução. É preciso que essas informações sejam traduzidas e entendidas pelo time — destacadamente, pela equipe comercial.
Por isso, é relevante investir na visualização de dados. Com essa técnica, é mais fácil garantir que as informações estejam disponíveis de forma clara, sem dificuldades na interpretação. Ao final, é o melhor jeito de obter novos insights e opiniões que melhorem o desempenho.
Os indicadores de vendas são essenciais para demonstrar o sucesso de uma estratégia ou o que ainda exige melhorias. Com o uso dessas recomendações, é mais fácil colher e avaliar as informações para uma tomada de decisão eficiente.
Para não ter dúvidas, descubra como aplicar BI na área de vendas e explore o potencial dessa abordagem!