As ferramentas de Business Intelligence ou BI são cada vez mais aplicadas no mundo dos negócios. Elas oferecem insights poderosos sobre diversas partes do empreendimento, até mesmo sobre a conquista de clientes. Com a utilização correta de BI na área de vendas, o desempenho é ainda melhor.
Um dos benefícios dessa solução, inclusive, é a sua versatilidade. O recurso é aplicável em vários pontos do processo e, com isso, atende a vários interesses dos estabelecimentos.
Na sequência, veja como os elementos de BI na área de vendas podem trazer bons resultados.
Descubra o comportamento dos clientes com a ferramenta
Por causa da grande quantidade de informações cruzadas e das tendências encontradas, um dos usos clássicos de BI tem a ver com o comportamento. No caso da parte comercial, é possível entender como as pessoas agem em relação às vendas.
Graças à ferramenta, dá para saber quais são as preferências, bem como quais são suas maiores objeções para a compra. A partir disso, dá para prever necessidades e antecipar decisões.
Essencialmente, é algo que ajuda a identificar o que as pessoas desejam antes mesmo que elas se manifestem. Assim, o negócio consegue fazer ofertas diretas e mais eficientes.
Faça uma boa previsão da demanda de vendas com BI
Já que dá para extrapolar as informações, outra aplicação tem a ver com o provável futuro do setor comercial. A partir de desempenhos anteriores e de outros cruzamentos, dá para fazer um bom forecasting ou previsão de conversões.
Essa aplicação do BI na área de vendas é essencial para a parte logística e de estrutura. Ao entender a expectativa de faturamento, dá para definir qual tem que ser o tamanho de estoque ou como a equipe deve ser preparada, por exemplo.
Diante de uma identificação de baixa, dá para se antecipar e já planejar atividades para virar o jogo.
Acompanhe o desempenho do time com BI na área de vendas
Para se diferenciar, também é necessário entender como anda o trabalho da equipe. Saber quais vendedores têm gerado mais resultados e como andam os números, permite tomar as melhores decisões.
Nesse caso, o uso do BI pode incluir os diversos indicadores-chave de performance (KPI). Além da taxa de conversão, dá para segmentar os clientes e saber em qual fase do funil de vendas está cada lead.
Também é um jeito de obter outras informações, como ticket médio, tempo médio de fechamento e até de satisfação. Com o cruzamento de dados, há ainda mais conhecimento.
Meça a efetividade de ações comerciais
Entender o retorno sobre o investimento de uma promoção ou de um treinamento de vendedores nem sempre é fácil. Felizmente, com o uso de BI na área de vendas é possível contornar o desafio.
Com as informações estruturadas, há como verificar a efetividade de certas decisões, ações comerciais e movimentos específicos. Isso é essencial porque ajuda a priorizar o que funciona melhor, de modo a gerar resultados ainda maiores.
A aplicação de BI na área de vendas pode acontecer de diversas maneiras, desde o conhecimento dos clientes até na mensuração. Com as ferramentas corretas, é possível otimizar a gestão comercial.
Para não ter dúvidas sobre o que fazer, saiba como iniciar um projeto de BI do jeito certo!