5 dicas para iniciar um Projeto de Business Intelligence
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Atualmente, a forma como fazemos negócio tem se modificado. O uso de softwares, programas, projetos, informações e dados modificou o mercado e, consequentemente, as empresas. Com isso, surgiu o Business Intelligence, na busca por diminuir a margem de erros que as empresas geralmente cometem no mercado. Mas como isso é possível?

Um projeto Business Intelligence, chamado também de BI, é formado por elementos que juntos arquitetam um esquema de verdadeira inteligência de negócios. Ele se compõe no planejamento para a coleta de dados, organização e análise, através do compartilhamento e monitoramento dessas informações.

Isso é feito a partir da aplicação de teorias e metodologias próprias do BI, com a ajuda de estruturas e tecnologias que servem para transformar dados brutos em informações visionárias. Dessa forma, consegue traçar alternativas para a empresa.

Quer dicas de como começar um Projeto Business Intelligence para sua empresa? Veio ao lugar certo!

1.    Organize uma equipe capacitada

Para que seu projeto BI seja aplicado com sucesso, é fundamental a escolha de profissionais que saibam como estruturá-lo da melhor forma que se encaixe na sua empresa, para que seus resultados sejam realmente efetivos.

Se você quer implementar um projeto Business Intelligence e não sabe por onde começar, contrate um serviço de consultoria BI: ele garantirá a implementação que melhor se adeque as suas necessidades.

2.    Planejamento

Liste os objetivos e propósitos que a empresa deseja atingir a partir do projeto de BI. Uma metodologia que podemos citar para apoiar nessa etapa é o Design Thinking. As melhores práticas de um projeto de BI é trabalhar por áreas de negócio com as metodologias ágeis, Scrum, por exemplo, assim, o projeto será implementado e entregue por fases e a empresa consegue visualizar ganhos rápidos das entregas definidas.

3.    Entendimento do Negócio

Todas as etapas são importantes, mas essa é fundamental, pois é a etapa de levantamento junto às áreas de negócio, ou seja, serão entrevistas funcionais com o objetivo de definir e entender as áreas e pessoas de negócio, os desafios de negócio, e por fim, os indicadores que serão gerenciados (KPI – Key Performance Indicator).

4.    Escolha de dados

É necessário que você defina que tipos de dados serão coletados. Esses dados devem estar alinhados com o perfil da empresa, para que assim possam dar os melhores resultados possíveis.

Mapeie suas fontes de dados, elas são essenciais ao seu projeto. As informações que serão geradas a partir desse processo farão toda a diferença nos resultados do projeto.

5.    Escolha das plataformas e recursos

É importante que você escolha as plataformas que mais atendam aos requisitos de sua empresa, buscando otimizar a extração, transformação e carga de dados, além do armazenamento e análise de dados. Ferramentas que permitam a integração entre essas atividades vitais ao projeto devem ser levadas em consideração. Essa etapa de definição de plataformas chamamos de Arquitetura de Dados.

O software deve ser escolhidos com base em uma pesquisa de mercado, pois ele é a peça principal do projeto, por isso precisa ser o melhor para o seu tipo de empresa, assim como o suporte oferecido pela empresa responsável.

6.    Preparação dos dados

Essa etapa consome muitas vezes até 60% do projeto. Esse percentual irá depender da qualidade dos dados e da integração das diferentes fontes de dados. Uma vez definido uma plataforma profissional para a etapa de preparação de dados ou integração dos dados pode reduzir o tempo de finalização dessa etapa.

7.    Criação dos Dashboards

Com os dados preparados, os dashboards serão construídos na ferramenta de BI Self Service para gerenciarem os KPIs definidos na etapa de entendimento do negócio.

8.    Divulgação

Após o processo de implementação de um Projeto Business Intelligence, deve-se definir a disponibilização aos grupos de usuários, sendo esta a última etapa do projeto. Ao pensar em BI, devemos encará-lo como uma mudança na gestão da empresa.

Por esse motivo, os grupos de usuários principais serão os analistas, que explorarão esses dados; quem produz os relatórios na empresa; e os gestores, que utilizarão as informações para a tomada de decisão com base em suas informações captadas.

9.    Resumo

Em resumo, as etapas do projeto de BI percorrem basicamente dessa forma:

  • Planejamento,
  • Entendimento do Negócio,
  • Entendimento dos Dados,
  • Preparação dos Dados,
  • Criação dos Dashboards e
  • Divulgação.

Essas etapas não são exatamente lineares, pois eventualmente, a necessidade de rever uma etapa é de extrema importância para o sucesso do projeto. Outra questão é entregar para o usuário protótipos ao longo do desenvolvimento (MVP – Minimum Viable Product) para que ele possa validar o desenvolvimento que está sendo realizado e poder contribuir com melhorias também.

Ficou interessado em nossas dicas de como iniciar seu Projeto Business Intelligence e quer estar sempre por dentro de assuntos como esse, então siga nossa página no Facebook para ver quais cursos oferecemos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *