O que é Big Data? Como funciona?
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A grande quantidade de dados produzidas é uma das marcas da era digital. A cada segundo, milhares de bytes são gerados por sistemas, softwares e aplicativos com várias funções.

Ao mesmo tempo, é comum que as empresas não saibam exatamente como lidar com esse intenso volume de dados. Tudo isso gera necessidades específicas, que requerem algumas soluções. Nesse ambiente, o Big Data surge como um dos conceitos principais. A seguir, veja do que se trata esse termo e entenda como ele funciona.

Afinal, o que é o Big Data?

O Big Data corresponde a um grande volume de dados, estruturados ou não, que têm influência direta no funcionamento do negócio. Pense, por exemplo, em um sistema de gestão empresarial (ERP). Podemos imaginar a quantidade de dados gerados pelas diferentes áreas de negócio – RH, Faturamento, Produção, Supply Chain, Vendas Direta, Vendas Digitais, Marketing Digital etc.

Por causa da adoção de tecnologia, é comum que as empresas sejam impactadas por grandes “pacotes” de dados todos os dias. Então, é preciso lidar com esses elementos para conseguir um resultado satisfatório.

Como funciona?

Mais que apenas gerar e armazenar os dados produzidos, é essencial poder usá-los para tomar decisões mais assertivas. Então, é comum que recursos de Big Data busquem criar ligações entre os diferentes conjuntos de dados, tornando-os estruturados e estratégicos.

Para que isso seja possível, as ferramentas utilizam o cruzamento de elementos para encontrar tendências, oportunidades e correlações. Ao cruzar os dados de acesso de um site às vendas geradas, por exemplo, é possível entender o padrão de consumo e o que faz com que as pessoas tomem uma decisão.

É possível ir mais além do que buscar padrões de custos, previsibilidade sobre resultados e assim por diante. Então, funciona para ajudar as análises e aumentar o conhecimento da empresa.

Quais são as suas vantagens?

Pensar em Big Data já não é uma exclusividade de grandes corporações ou de empresas de tecnologia. Trata-se de um negócio, uma tecnologia e uma análise que pode e deve ser aplicada em qualquer empresa que utilize o conhecimento a seu favor.

Os bancos de dados gerados a partir dos diferentes sistemas da empresa são utilizados para gerar mais conhecimento. Assim, dá para compreender quais são os pontos que devem ser trabalhados. Por estimular a construção de conhecimento, esse também é um elemento que favorece a tomada de decisão. Ao entender melhor qual é a relação entre os aspectos, fica mais fácil fazer escolhas condizentes com a estratégia.

O uso da ferramenta permite, ainda, planejar o armazenamento. Com a estruturação de dados, é possível definir o que é importante e o que pode ser eliminado, por exemplo. A partir desse aspecto, há um uso otimizado da disponibilidade de recursos de armazenamento.

O Big Data está cada vez mais presente na realidade das empresas de todos os tamanhos. Com ele, é possível utilizar os dados gerados pela tecnologia de forma melhor, o que garante um excelente desempenho na tomada de decisão.

Agora que você já sabe o que é Big Data e como funciona, veja as opções de soluções que a BDA Solutions oferece!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *